Se há alguns anos parecia surreal a ideia de espelhar o celular na multimídia de seu carro, o empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte reforça que essa e outras tecnologias indicam que o tempo não é um critério, já que a indústria automobilística evolui rapidamente. Nesse sentido, é possível nos deparamos já com tecnologias surpreendentes, mas também com outras que ainda estão sendo desenvolvidas.
Quer saber quais são as novas tecnologias que prometem revolucionar ainda mais o setor automotivo e que chegam em breve ao mercado? Então, leia este artigo até o final.
Conheça as novas tecnologias do setor
- Som ambiente sem alto-falantes
Já pensou em entrar em um veículo que dispensa acessórios, mas que, ainda assim, permite que você escute som? Desenvolvido em parceria da Continental com a Sennheiser, o empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte esclarece que o sistema utiliza vibrações para produzir o som esperado na altura desejada. Isso reduz componentes, deixando o veículo mais leve e com menos cabeamentos elétricos.
- Carros que dirigem sozinhos
Apesar dos carros autônomos não serem uma ideia totalmente nova, os inovadores, assim como a Google, planejam um carro que se autodirige. Isto é, em que o motorista programa um endereço de destino, dá o comando ao veículo e inicia a viagem e percurso completo sem nenhuma interferência humana.
- Carro movido a água
De acordo com o empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte, a empresa nanoFLOWCELL merece destaque pelo desenvolvimento do QUANT e-Sportlimousine, um veículo já autorizado para circular na Alemanha e em toda a Europa. O carro acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos e possui velocidade máxima de 378 km/h. Para isso, conta com um sistema de nanocélulas de fluxo e uma bateria química que possui duas soluções eletrolíticas que usam água salgada para produzir energia elétrica e impulsionar o movimento.
- Para-sol inteligente
Quando o sol está muito forte, é comum que os motoristas abaixem o para-sol para dirigir sem o incômodo visual. No entanto, esse recurso limita a visão e pode ser um risco para a segurança. Por isso, a Bosch criou um para-sol eletrônico que elimina este risco. O Virtual Visor é uma tela de LCD com uma câmera voltada para o motorista. Assim, quando ele capta o cerramento dos olhos, cria um bloqueio da incidência solar somente nessa região.
- Banco anti sono
Por fim, o empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte indica uma tecnologia que vem para romper com um dos perigos que muitos motoristas enfrentam nas estradas e os fazem correr risco de acidentes graves: o sono. Para isso, a Marcopolo em parceria com o Centro Multidisciplinar de Sonolência e Acidentes (CEMSA) e a Woodbridge desenvolveram um banco que acorda os motoristas ao identificar estado de fadiga.