Quem conhece e entende da marca Volkswagen, já viu algum carro Fox nas ruas do Brasil. Fernando Siqueira Carvalho vai contar um pouco sobre a história do automóvel e porque ele fez tanto sucesso nos anos 2000.

Lançado em 2003, o carro foi produzido mais de 2 milhões de unidades em São José dos Pinhais (PR). O modelo compacto quase não foi lançado por desentendimento de produção da Volks, afirma Fernando Siqueira Carvalho. O responsável pelo projeto foi o designer automotivo Luiz Alberto Veiga, o mesmo que atualizou os modelos Gol em 1994.

O carro compacto foi fabricado e projetado aqui no Brasil, o projeto foi denominado de “PQ24”. Fernando Siqueira afirma que antes da fabricação, o carro foi cotado para substituir o Gol, ou que o Fox seria simplesmente o “carro mundial” da Volks. No começo, a montadora percebeu que não teria como substituir o Gol, até porque o Fox não teria um custo baixo suficiente que substituísse o queridinho dos brasileiros.

A segunda geração do veículo foi lançada em 2009, o modelo passou por algumas alterações, como a mudança no visual frontal e também teve versões renomeadas para trend e prime, informa Fernando Siqueira.

Motores do Fox segunda geração:

  • Motor 1.0 8V (EA111);
  • Motor 1.0 12V (EA211);
  • Motor 1.6 8V (EA111);
  • Motor 1.6 16V (EA211).

A terceira e atual geração do Fox aconteceu em 2014, mesmo sendo um dos carros mais vendidos na época pela Volkswagen, a montadora decidiu deixar o carro mais moderno e equipado. A principal inspiração da nova geração foi no Golf MK7 da linha de 2015. Fernando Siqueira finzaliza informando que na última atualização, o veículo contava com o controle eletrônico de estabilidade nas versões Highline e CrossFox, todos com motor 1.6 16V.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui