De visual renovado, o novo DAF XF será ofertado nas cabines Space Cab e Super Space Cab

O novo DAF XF começará a chegar nas revendas da marca no começo de setembro. De visual renovado, o caminhão pesado terá também novo motor PACCAR MX 13 com potências de 480 cv e 530 cv. A novidade será ofertada nas cabines Space e Super Space. Como é de praxe no segmento de caminhões, a marca não revelou os preços da nova geração.

LEIA TAMBÉM:

Motor

A linha XF é equipada com o novo motor PACCAR MX13, de 12,9 litros, redesenhado para trabalhar em rotações menores e mínimo atrito, garantindo alto torque e potência superior. São duas faixas de potência de 480 cv e torque de 255 kgfm a partir de 900 rpm e outro com 530 cv e torque de  265 kgfm a partir de 1.000 rpm. Apesar de não confirmar, o Autos Segredos apurou que a marca tem homologado versões como motorização de 430 cv que serão ofertadas no futuro.

Transmissão renovada

O caminhão também recebeu novo câmbio automatizado ZF TraXon de 12 velocidades e relações mais longas. De acordo com a DAF, a troca de marchas ocorre de maneira mais rápida, suave e silenciosa, trazendo conforto ao motorista.

A transmissão tem papel importante na economia de combustível. Entre os recursos estão o sistema Eco-mode, combinado ao Controle Preditivo de Cruzeiro, garante uma troca precisa de marcha, ajustando a velocidade ao tipo de relevo, diminuindo ainda mais o consumo.

Com o novo conjunto mecânico, a DAF diz que a economia de combustível pode chegar até a 14%.

Configurações

O novo DAF XF segue nas configurações de tração 6×4, 6×2 e 4×2, voltadas ao transporte rodoviário de cargas de longa distância.

O quem mudou?

NA parte frontal, novo DAF XF ganhou linhas com direcionamento aerodinâmico para menor atrito do ar, auxiliando no consumo e na diminuição de ruído.

O caminhão também recebeu novo parasol, logomarca no novo padrão da companhia, novos faróis com lentes Lexan®, as mesmas utilizadas em janelas de aviões, e projeto que assegura uma iluminação sólida e eficiente, com opcional de lâmpadas em LED.

Já para-choque de aço recebeu detalhes cromados que são replicados na nova grade. Os clientes podem optar por maçanetas e para-lamas na cor da cabine, promovendo um visual mais moderno e elegante.

Interior

A cabine do novo XF ganhou painel com novas opções de acabamento em tons de areia, em uma composição com peças pretas ou detalhes em alumínio escovado. O pacote Exclusive conta ainda com um acabamento diferenciado em tons de conhaque, com detalhes em alumínio escovado. A ergonomia continua sendo um dos pontos altos da cabine, que ganhou novo painel de instrumentos, intuitivo, moderno e de fácil acesso pelos comandos do volante.

Segurança

Dependendo da versão, o novo DAF XF poderá ser equipada com o sistema de Frenagem de Emergência Avançada freia automaticamente o caminhão em caso de possível colisão frontal. O modelo também conta com o Controle de Estabilidade que corrige possível perda de estabilidade do caminhão, evitando acidentes e o L da carreta (“efeito canivete”).

O novo DAF XF também pode ser equipado com o sistema de Aviso de Saída da Faixa alerta o motorista se o veículo começar a sair da faixa de rodagem, mostrando erros de condução, sonolência ou distração do motorista. Por fim, o Controle de Cruzeiro Adaptativo ajusta automaticamente a velocidade do caminhão para manter uma distância segura do veículo à frente.

Pacote tecnológico

Além do visual renovado e da mecânica nova, o novo DAF XF também recebeu melhorias no conjunto tecnológico. Entre eles estão o Assistente de Performance do Condutor, um computador de bordo que interage com o motorista, fornecendo dicas e dando notas para a sua condução. Desta maneira, é possível dirigir o caminhão explorando o máximo desempenho.

Dependendo do pacote, o caminhão também conta com o Controle de Cruzeiro Preditivo. Junto com o GPS que atua em sintonia com o piloto automático faz a leitura do relevo para ajustar a velocidade e a troca de marcha ideal. A tecnologia deixa o caminhão com a tração e velocidade correta para a percurso proporcionando um consumo inteligente de combustível.

O Novo DAF XF também é equipado com sensores de pressão dos pneus, informando na cabine se houver uma calibragem inadequada que possa interferir no desgaste e atrito. Este sensor é um grande aliado na manutenção do custo operacional do caminhão, já que os pneus representam um valor importante na manutenção do caminhão.

Siga nossas redes sociais

O post Novo DAF XF chega ao mercado com potências de 480 cv e 530 cv apareceu primeiro em Autos Segredos.