Volkswagen Caminhões apresentou o Meteor seu novo extrapesado para o mercado brasileiro e o maior caminhão da marca no mundo. Modelo chega em duas configurações

Com nome, visual, motorização e configurações revelados com exclusividade pelo Autos Segredos (veja aqui, aqui e aqui), a Volkswagen apresentou para parte da imprensa especializada o Meteor seu novo extrapesado para o mercado brasileiro. O caminhão chegará inicialmente em duas configurações.

O Meteor chega com o título de maior caminhão da Volkswagen no mundo. Seu projeto, contou com aporte de R$ 1 bilhão usados em seu desenvolvimento e na construção e uma nova linha montagem de cabines de extrapesados do Brasil.

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Oficialmente, a marca não confirma, mas com a chegada do Meteor, a linha TGX começa a dar adeus ao mercado brasileiro. Afinal, o novo extrapesado atuará exatamente onde a MAN opera atualmente.

Configurações

O Volkswagen Meteor chega nas configurações 28.460 6×2 e 29.520 6×4, mas a marca já na manga uma configuração 29.460 6×4 que deverá ser apresentada futuramente.

O cavalo mecânico 28.460 6×2 chega para ser um reforço no portfólio da VWCO no transporte rodoviário de cargas de médias e longas distâncias. O Meteor opera com semirreboques de 3 eixos com PBTC de 48,5 a 53 toneladas. Ele pode atuar nos segmentos de basculante, baú carga geral, baú frigorífico, carga seca, cegonheiro, graneleiro, porta-contêiner, sider, silo, tanque, entre outros.

Nessa configuração, o VW Meteor conta com motor MAN D26 de 13 litros com potência de 460 cv e torque de 234,5 kgfm. De série o motor é ligado ao câmbio de 12 velocidades ZF Traxon automatizada, com a opção de 16 velocidades. A novidade da transmissão é a função “predictive shifthing” que faz a seleção de marchas de maneira inteligente, de acordo com a rota, sem a intervenção do motorista reduzindo em até 5% o consumo de combustível.

Já o Meteor 29.520 6×4 chega com título de caminhão mais potente da VWCO. Segundo a marca ele foi desenvolvido para o transporte rodoviário de cargas de médias e longas distâncias. Opera com Combinações Veiculares de Carga de 7 e 9 eixos, com PBTC de 57 a 74 toneladas, com versatilidade a toda prova.

Assim como a versão 28.460, o Meteor 29.520 é equipado com o novo motor MAN D26 de 13 litros, mas com potência e torque maior. São 520cv de potência e torque de 255 kgfm. A VWCO diz que propulsor tem mais de 130 componentes modificados para alcançar a combinação de potência, torque, redução de consumo de combustível e durabilidade. Ele também é equipado com a nova transmissão Traxon de 12 e 16 velocidades.

As duas configurações do VW Meteor contam com dois tanques, com capacidades que variam de 630 litros (dois de 315l, em plástico) a 940 litros (dois de 470l, em alumínio), de acordo com o entre-eixo escolhido. Com exceção do off-road, todos são de alumínio. Os extrapesados VW também dispõem de tanque para 100 litros de Arla 32, promovendo a autonomia equilibrada para as aplicações. Todo o sistema de combustível e de injeção foi desenvolvido para trabalhar com biodiesel.

Chassi

Segundo a VWCO, independentemente da cabine, o chassi do Meteor é sempre o mesmo na família dono novo extrapesado da VW, que chega a ter 11 variações quando se pensa somente na combinação entre as duas opções de suspensão e até três dimensões de entre-eixo.

Novos eixos

O eixos também mereceram destaque especial no novo VW Meteor. As novas relações no eixo traseiro teve seu conjunto está desenhado para proporcionar o melhor desempenho e o menor consumo de combustível ao veículo, podendo o cliente escolher a relação de eixo que se adeque à sua operação, com o suporte do consultor de vendas da rede VWCO.

Dentro do conceito sob medida da marca, o mesmo chassi pode vir com três opções de entre-eixos, otimizados para a melhor distribuição da carga e para poderem rodar com o implemento no comprimento máximo permitido pela legislação brasileira, resultando numa maior capacidade de tração variando de 53 toneladas no 6×2 a 74 toneladas na versão 6×4 rodoviária.

Os VW Meteor 28.460 6×2 e 29.520 6×4 podem ter a distância entre os eixos de 3.200, 3.400 ou 3.600 mm.

Suspensão

O VW Meteor pode conta com suspensões nas versões metálica ou pneumática. A versão com oito bolsões de ar está disponível em todas as variações do modelo, seja no 6×2 ou no 6×4. Já a metálica com dois feixes de molas parabólicas na dianteira e três feixes na traseira poderá equipar o 28.460 6×2 com entre-eixo de 3.600 mm ou o 29.520 6×4 com qualquer entre-eixo. O VW Constellation 33.460, por sua vez, tem suspensão metálica.

Escapamento

Como opcional, a VWCO ofertará como opcionais o escapamento vertical e o basculamento elétrico.

Interior

O Meteor chega com status de caminhão premim da VWCO. O quadro de instrumentos conta com combinação de displays coloridos e brancos especialmente desenvolvida para permitir a rápida visualização das informações do modelo. O rádio tem tela de sete polegadas e sistema multimídia opcional que permite a conexão com celulares e funcionalidades, como o acesso a mapas dos sistemas MirrorLink e CarPlay.

O ajuste dos faróis é realizado por uma tecla no painel, com configuração estabelecida de acordo com os limites permitidos para cada carga, de forma simples e atendendo aos parâmetros da legislação.

Além de tomadas disponíveis no painel, o motorista tem mais praticidade também na hora do descanso: porta USB, tomadas 12V e 24V e relógio digital ficam ao lado da cama. Essa área conta ainda com luz de leitura e porta-objetos.

O extrapesado VW Meteor conta ainda com volante multifuncional e assentos e camas confortáveis, definidos com materiais e configurações que proporcionam uma sensação agradável e excelente conforto.

Já o banco do motorista prima pela ergonomia: traz apoio para o braço de série, apoio para cabeça integrado, ajustes precisos e cinto de segurança integrado ao próprio banco, condição fundamental para evitar solavancos durante percursos em terrenos irregulares ou muito acidentados, de modo que a condução seja a mais confortável possível.

Segurança

As duas configurações conta com a função HSA, que auxilia a partida em rampa, funcionalidade imprescindível para as grandes composições do segmento extrapesado. Ainda em linha com a segurança do condutor, o modelo traz sistema de freios EBS, que executa a regulagem eletrônica da pressão de frenagem para proporcionar paradas mais eficazes e evitar a ocorrência do travamento das rodas. Os veículos 6×2 e 6×4 vêm equipados com a função ASR, controle de tração que pode ser acionado com uma tecla no painel para auxiliar a transpor os terrenos mais difíceis.

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