Volkswagen Taos

Depois de conseguir a liderança dos SUVs compactos com o T-Cross, a Volkswagen, agora, vai em busca da categoria de SUVs médios com o Taos. Após ser revelado ainda em 2020, o novo SUV da marca chega, importado da Argentina, para fazer frente ao Jeep Compass. Demorou tanto, que o rival e líder dessa classe mais endinheirada até se renovou.

Mas o Volkswagen Taos, enfim, está em à venda no Brasil. Os preços começam em R$ 154.990, ou seja, acima do Compass e do Toyota Corolla Cross, seu outro concorrente direto. Na versão de lançamento, R$ 191.060. O SUV vem, no entanto, com muita tecnologia e uma cabine generosa em espaço, que tem como destaque o porta-malas de 498 litros.



Se depender da VW, o reinado do SUV da Stellantis pode estar ameaçado. Será? Para conseguir esse feito, o Taos – feito em Pacheco, na Argentina, sob a plataforma MQB -, adotou a estratégia do lançamento a conta-gotas, instigando o público por meses. Tanto que as pré-vendas se esgotaram em apenas 7 minutos.

Ao longo da apresentação oficial à imprensa – por meio de live, devido à pandemia – os executivos da fabricante, no entanto, preferiram não informar o número tampouco a estimativa de vendas. O mix pretendido também foi mantido em segredo.

Volkswagen Taos
Volkswagen/Divulgação

Conteúdo do Taos por versão

Com dois tipos de acabamento, o Taos chega partindo de R$ 154.990 na versão Comfortline. Bem recheada, a configuração traz, de série, ar-condicionado Climatronic dual-zone (com saídas traseiras), câmera de ré, rodas de liga-leve com 18″, controlador de velocidade, sensores de chuva e luminosidade e carregador para smartphone por indução.

No mais, entre os itens, tem direção elétrica, volante multifuncional (com borboletas na parte de trás) e painel de instrumentos digital com tela de 8 polegadas. E, por falar em tela, a central multimídia VW Play (10,1″, saiba mais, abaixo) tem Android Auto e Apple CarPlay.

Taos
Volkswagen/Divulgação

Na lista de opcionais, são dois pacotes. O primeiro (Conforto, R$ 5.420) possui bancos revestidos com couro, aquecimento para os bancos dianteiros e assento do motorista com regulagem elétrica. Já o Pacote Segurança (R$ 4.790) tem frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e controle adaptativo de cruzeiro.

Highline

Um pouco mais cara, a versão Highline sai por R$ 181.790. Na lista de série, além dos equipamentos supracitados, tem controle adaptativo de cruzeiro com função Stop&Go, frenagem autônoma de emergência e bancos revestidos com couro sintético – os dianteiros têm sistema de aquecimento e o do motorista, regulagem elétrica. A faixa de LED na grade frontal e as luzes ambiente no interior (10 tons) também fazem parte do pacote. E a tecnologia não para por aí. Tem, ainda, quadro de instrumentos digital com tela de 10,25″, espelhos externos com detecção de ponto cego, seleção de perfil de condução (quatro modos) e alerta de tráfego cruzado na traseira.

Taos
Volkswagen/Divulgação

E tem edição especial de lançamento

Pegando a base da versão topo de linha Highline, a edição de lançamento, de R$ 191.060, vem com itens extras. Nela, teto, coluna A e capas dos retrovisores são pintados em preto. Rodas de liga-leve com 18″ escurecidas e interior com revestimento diferenciado são atrativos. Por fim, tem sistema de som premium Beats e teto solar panorâmico. Como opcional, o teto é vendido por R$ 5.520. Vem sempre na cor Bege Mojave.

Volkswagen Taos
Volkswagen/Divulgação

Quem optar pela edição especial leva para casa uma série de benefícios. Dentre eles, um ano sem parcelas de financiamento por intermédio do Banco Volkswagen. São, também, 12 meses de seguro e Sem Parar gratuitos, além de mensalidades quitadas para os aplicativos ubook e PlayKids no período.

VW Play tem novos apps

Prometendo a rapidez e a versatilidade de um smartphone, a central infotainment VW Play tem novos aplicativos no Taos. Exclusivos para download na loja virtual VW Play Apps, na lista, estão: Spotify (músicas), MobiMax (TV digital), Get In (reservas em bares e restaurantes), Skeelo (audiolivros) e, por fim, PlayKids, que serve para distrair as crianças a bordo com mais de 5.000 opções de livros, atividades e desenhos. Tudo, pode ser baixado na memória do próprio equipamento.

Taos apostou no 1.4 turbo

Conforme já antecipado pelo Jornal do Carro, o irmão mais novo da linha de SUVs da VW – composta também por Nivus e Tiguan AllSpace, além do T-Cross – vem com o motor 250 TSI, vulgo 1.4 turbo flexível de 150 cv de potência e 25,5 mkgf de torque a 1.500 rpm. O câmbio é automático de seis marchas. Todavia, não existe expectativa de inclusão do motor 350 TSI, usado no Tigual Allspace.

Volkswagen Taos
Volkswagen/Divulgação

Dados da montadora apontam para um 0 a 100 km/h em 9,3 segundos. A velocidade máxima fica em 194 km/h. Ainda em mecânica, o SUV tem tração dianteira e peso de 1.420 kg. Vai, nesse sentido, duelar com as versões flex de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.

Design e espaço

Seguindo as novas linhas da marca tanto por dentro quanto por fora – o toque final é o novo logotipo da VW, em 2D -, o Taos promete ser referência em espaço interno. Números da fabricante, no entanto, apontam para uma carroceria com 4,46 metros de comprimento. Isso, contudo, rendeu um entre-eixos de 2,68 metros. O porta-malas do Taos, em síntese, é o maior da categoria, com 498 litros. A efeito de comparação, o Compass tem 4,76, isso porque apostou no estepe temporário, que é mais fino. Se vai estremecer a concorrência, só o tempo dirá.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

O post Volkswagen lança o SUV médio Taos no Brasil a partir de R$ 154.990 apareceu primeiro em Jornal do Carro – Estadão.