No último ano, carros conectados da Chevrolet cresceram 80%. No Brasil, são 215 mil carros com tecnologia ativada

Com crescimento de 80% no último, a tecnologia de carros conectados da Chevrolet celebra cinco anos no mercado brasileiro. O responsável pela estreia foi Cruze que à época um chip de transmissão de dados que é capaz de informar uma central que se envolveu em um acidente grave para que providenciem resgate emergencial e permite ao motorista comandar remotamente funções do veículo por meio de um aplicativo, entre vários outros serviços.

No mercado brasileiro, a marca tem atualmente 215 mil carros conectados ativos. Em toda América do Sul, a frota de carros conectados Chevrolet se aproxima de 350 mil unidades.

Wi-Fi nativo

A Chevrolet também afirma que o consumo de internet no carro cresceu 30 vezes em 2020. Porém, a tecnologia que estreou no Onix em 2019 em praticamente todas as versões do compacto ficou restrita somente nas opções topo de linha da gama 2021 do compacto. A internet à bordo também está disponível no Tracker, S10, Trailblazer, Camaro e do próprio Cruze. Com antena amplificada e mais potente, o sinal do Wi-Fi nativo é bem mais estável que o do celular, o que permite melhor desempenho de aplicativos de navegação, mídias sociais e filmes via streming.

“As pessoas estão cada vez mais conectadas e isso exige uma maior quantidade de bites. O consumidor também está buscando a máxima qualidade de internet possível, inclusive no automóvel, onde a velocidade e o deslocamento afetam a estabilidade do sinal do celular”, explica Rosana Herbst, diretora de serviços conectados da GM América do Sul.

Segundo a executiva, a aceleração digital provocada pela pandemia é um dos principais catalisadores para o crescimento do número de carros conectados e seus serviços, que representam uma receita complementar para o fabricante e são vistos como um diferencial importante para o cliente. Atualmente a taxa média de adesão pelo OnStar é de 88%. Sendo que no pacote mais completo, o usuário conta com os seguintes serviços:

  • Botão central de assistência OnStar – contato direto com o Centro de Atendimento OnStar;
  • Botão de emergência OnStar – realiza chamadas de emergência;
  • Assistência a recuperação veicular com monitoramento ativo através dos sensores do veículo, para casos de possível furto. O cliente é notificado através do canal escolhido por ele que uma possível situação de roubo está ocorrendo no seu veículo;
  • Resposta automática de acidentes para o Centro de Atendimento OnStar, quando detectada através de sensores do veículo (ex; airbag e pré-tensionadores do cinto no caso de desaceleração compatível), com ligação direta para o veículo oferecendo suporte e, em caso de necessidade, acionamento de órgão públicos de emergência. Esta funcionalidade depende da existência de sinal de rede telefônica celular na localidade;
  • Road Assistance – caso o usuário tenha uma pane seca ou qualquer problema com seu veículo, o OnStar providencia assistência;
  • Diagnostico sob demanda – funcionalidade que permite detectar e alertar sobre possíveis condições irregulares nos principais sistemas do veículo, como motor, transmissão, airbag, freios ABS, controle de emissões e sistema de controle de tração;
  • Envio do ponto de interesse/endereço solicitado pelo usuário para o Chevrolet MyLink com exibição do mapa no navegador integrado e orientação por voz;
  • Pontos de interesse – localização de postos de gasolina, concessionárias Chevrolet, lojas, entre outros. A solicitação do ponto de interesse pode ser feita através do Call Center ou do próprio MyLink;
  • Tráfego em tempo real e atualizações de pontos de interesse dentro do sistema de navegação do seu veículo;
  • Apps integrados no Chevrolet MyLink como Wheather Channel, Glympse e myChevrolet App
  • Com myChevrolet App é possível comandar o carro a distância, fazer diagnósticos remotos, consultas técnicas e agendar serviços na rede autorizada. Conheça as principais interações que podem ser feitas na versão mais recente do aplicativo:
  • Localização do veículo podendo compartilhar a localização com outras pessoas;
  • Luzes e buzina – acionamento remoto com disparos de buzina e acendimento dos faróis;
  • Condução inteligente – ferramenta que utiliza os dados de condução do cliente para reduzir desgaste, aumentar a eficiência de combustível e por último, melhorar a experiência do cliente ao dirigir;
  • Diagnóstico com status do veículo traz informações ao cliente como autonomia, pressão de pneus, ciclo de vida do óleo, consumo de combustível e odômetro;
  • Liga e desliga o motor do carro remotamente para pré-climatização da cabine;
  • Travamento e destravamento remoto das portas.

OnStar

A oferta do sistema OnStar vem crescendo ano a ano na linha Chevrolet e a tecnologia já está disponível para 11 modelos: Onix, Onix Plus, Tracker, Spin, Cruze, Cruze Sport6, Equinox, S10, Trailblazer, Camaro e Camaro conversível.

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