Figurando no site da VW nas opções MPI e Connect 170 TSI, up! será vendido somente na opção xtreme na linha 2021 que chegará às lojas em janeiro

No dia 7 de outubro, o Autos Segredos antecipou que o up! seria vendido somente na versão xtreme na linha 2021. Pouco depois, o site da Volkswagen passou a ofertar somente as opções 1.0 MPI e Connect 170 TSI. Nossos atentos leitores questionaram nossa informação, afinal o site indicava algo diferente do que publicamos.

VW up! xtreme 2021
Foto | VW/Reprodução

Entretanto, apesar do site indicar o caminho oposto, nossa informação está correta e o VW up! será vendido somente na opção xtreme na linha 2021. Vocês já devem estar se perguntando como podemos afirmar com tanta certeza a informação. A resposta é que a tabela de preços que a própria VW manda aos seus concessionários só figura o up! xtreme com preço sugerido de R$ 60.990 que poderá ter aumento até a sua chegada prevista para janeiro.

Outro ponto que nos ajuda a confirmar a informação é que entre setembro e outubro o site comercial da Volkswagen chegou a mostrar imagens do up! xtreme 2021. As imagens que o Autos Segredos conseguiu com exclusividade mostram a placa NVW1U21. As fotos acabaram sendo suprimidas do site já que a marca deve ter mudado sua estratégia de lançamento.

Um fato curioso é que o up! terá passado o ano de 2020 sendo comercializado somente no ano/modelo 2019/2020.

Só para quatro

Além de passar a ser ofertado em versão única de acabamento e motorização, o VW up! xtreme 2021 também passará a ser homologado para levar somente quatro ocupantes. A Resolução N° 518 do Contran que entrou em vigor no dia 29 de janeiro tornou obrigatório cintos de segurança de três pontos, apoios de cabeça e pontos de fixação ISOFIX.

Como os custos seriam altos e o retorno do investimento não compensaria, a marca optou pela nova homologação.

O Autos Segredos consultou a Volkswagen. “O VW up! continuará à venda no mercado brasileiro. No momento do lançamento da linha 2021, vamos detalhar as informações do produto”, diz a nota enviada a nossa reportagem.

De série

Entre os principais itens de série do up! Xtreme 2021 estão freios ABS com EBD, luz de condução diurna, direção elétrica, alerta de frenagem de emergência, sensores de estacionamento traseiro, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, controle de tração (M-ABS), airbag duplo frontal, dois cintos de segurança traseiros de 3 pontos com retorno automático, dois apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura, quatro alto-falantes e dois tweeters, ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, chave tipo “canivete” com controle remoto e coluna de direção com ajuste de altura.

Ainda fazem parte computador de bordo “Plus”, espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico e função “Tilt-Down” no lado direito, faróis com máscara escurecida, faróis de neblina, rack de teto longitudinal em “chrome effect”, rodas de liga leve aro 15″ com pneus de baixa resistência à rolagem 185/60 R15, sistema de som “Composition Phone”, travamento elétrico das portas e porta-malas (com controle remoto), vidros dianteiros elétricos e volante multifuncional.

Motor

O VW up! Xtreme 2021 manterá o motor 1.0 TSI que rende potência de 101 cv a 5.000 rpm e torque de 16,8 kgfm a 1.500 rpm com gasolina no tanque. Com etanol a potência é de 105 cv a 5.000 rpm e torque de 16,8 kgfm a 1.500 rpm. O câmbio é manual de cinco velocidades. O subcompacto chega até aos 100 km/h 9,6 segundos com gasolina e e 9,5 segundos com etanol.

Mercado

O estoque de unidades 2019/2020 do VW up! está chegando ao fim, as vendas vem caindo mês a mês. Em novembro, foram emplacadas apenas 93 unidades e em outubro 274. No acumulado de 2020, os emplacamentos totais do up! somaram 6.874 modelos vendidos.

O post VW up! xtreme 2021 chegará em janeiro apareceu primeiro em Autos Segredos.