Fernando Siqueira Carvalho
Fernando Siqueira Carvalho

Aposto que os fãs de De Volta para o Futuro estão em êxtase, já que desde os anos 80 sonham com a possibilidade de dirigir um carro voador. Ou seria pilotar? Fernando Siqueira Carvalho, grande amante de automóveis, diz que esse desejo já é real.

Os primeiros protótipos mais pareciam um pequeno helicóptero do que propriamente um carro, pois possuíam oito hélices e um compartimento para duas pessoas somente. Mas em 2021 o futuro chegou, mesmo parecendo um drone. A Embraer, fabricante brasileira, apresentou um modelo de carro voador, que foi construído sob o conceito eVTOL: um veículo elétrico, que consegue pousar e decolar verticalmente. O veículo conta com asas rotativas  duas hélices, sendo voltada totalmente para o transporte de passageiros. A primeira simulação de voo foi feita em Julho do ano passado.

Inicialmente, o carro voador da Embraer deverá contar com um piloto, no entanto, terão que ter um novo tipo de dinâmica para evitar possíveis obstáculos. Fernando Siqueira Carvalho diz que a intenção da empresa é que o veículo não precise de ninguém pilotando, que seja pura tecnologia. Por isso, atualmente, a Eve (Eve Urban Air Mobility Solutions), empresa independente e dedicada a desenvolver a mobilidade urbana aérea, está testando novos softwares para fazer a interface entre o piloto e o veículo.

A ideia é, portanto, que o carro tenha autonomia de trabalhar como um carro de aplicativo, transporte de pequenas cargas e viagens intermunicipais já que não são de fato uma realidade prática, então para poder trazer benefícios de mobilidade, novas legislações estão sendo pensadas para ter o maior nível de segurança. Fernando Siqueira Carvalho diz que não podemos, é claro, descartar sua eficácia futura de uma alternativa mais barata aos helicópteros e para o tráfego aéreo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui