O Aeroclube do Brasil foi a primeira escola de aviação no Brasil, afirma Fernando Siqueira Carvalho, apaixonado por aviação e amante da história. O clube foi fundado em 1914, no dia 14 de outubro. Nascia, assim, a pioneira do ramo da aviação no Brasil, tendo, posteriormente, o excelentíssimo aviador Alberto Santos Dumont como presidente.

O país passava por um burburinho acerca das inovações e avanços na aerodinâmica e Alberto Santos Dumont era pioneiro nessas criações. Após a fundação, assinada figurões, Dumont assume a presidência da associação, sendo também um sócio fundador.

Foi um passo importante para a história da aviação no Brasil, pois o primeiro campo de aviação do clube, posteriormente, tornou-se a Base Aérea dos Afonsos, situada em Campos dos Afonsos, o que viria a se tornar o início da aviação militar brasileira. Valor imensurável para a história da aviação no Brasil, narra Fernando Siqueira Carvalho.

O Exército brasileiro tomou emprestados os aviões da escola de aviação para uso na Guerra do Contestado, conflito entre os estados de Paraná e Santa Catarina contra os dirigentes do governo brasileiro, tendo em vista a desapropriação de milhares de quilômetros de terras para a construção de uma ferrovia, a Brazil Railway Company, prejudicando centenas de famílias nos estados sulistas, travando, assim, uma batalha que só foi solucionada após um acordo entre as partes acerca dos limites territoriais.

As atividades de aviação no clube só foram retomadas após o fim da guerra, em 1916 e, três anos depois, o Exército solicitou a locação para a instalação de um clube aéreo militar, surgindo, dessa forma, a primeira escola de aviação militar brasileira, promovendo ainda mais o ramo da aviação no país. É a gênese da aviação no Brasil, Fernando Siqueira Carvalho, afirma. Após a década de 30 já havia inúmeras escolas de pilotagem no Brasil e ao longo dos anos foram criadas normas e regulamentações até chegar ao alto padrão de excelência e segurança que possuímos hoje.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui