O HPV, de acordo com o médico urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, trata-se de uma doença sexualmente transmissível que causa o aparecimento – visíveis ou não – de verrugas em regiões como pênis, ânus e escroto. Em casos mais extremos, essas verrugas podem surgir,também, na garganta, boca e locais que entraram em contato com o vírus.

A doença pode ser silenciosa em relação aos sintomas, no entanto, pode se tornar agressiva se não diagnosticada ou ignorada, aumentando risco até mesmo do desenvolvimento do câncer genital.

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes comenta que o HPV é contraído através da relação sexual desprotegida com uma pessoa infectada, seja po via anal, vaginal ou oral.

É ideal para a prevenção, explica Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, fazer o uso do preservativo em todas as relações sexuais e vacinar-se contra o HPV. Essa vacinação é gratuita pelo SUS para todos os meninos que possuem idade entre 9 a 14 anos.

Infelizmente, não há nenhum tratamento para o HPV, sendo assim, a infecção só é curada quando o próprio corpo elimina o vírus naturalmente. Entretanto, segundo o urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, quando as verrugas são aparentes, o especialista pode prescrever o uso de pomadas ou crioterapia para trazer uma melhoria na estética do local que podem – ou não – reaparecer com o tempo.

O homem que apresentar sinais, reforça Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, deve evitar relações desprotegidas para evitar a transmissão do vírus para seus parceiros sexuais, assim como consultar-se regularmente com um urologista para auxiliar durante esse período da infecção e realizar o exame da peniscopia, o qual o médico avalia as lesões microscópicas causadas pelo HPV.

Mantenha-se atento a sua saúde! O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes está à disposição para ajudá-lo e sanar suas dúvidas, basta agendar sua consulta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui