Saiba para que serve e como é feito o exame de Peniscopia

De acordo com o urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, a peniscopia é um exame realizado para identificar as lesões e possíveis alterações que não são perceptíveis a olho nú nas regiões do pênis, ânus e escroto.

Esse exame, normalmente, é realizado para analisar e diagnosticar infecções com,o HPV, doença que causa a aparição de verrugas que, na maioria dos casos, não são perceptíveis a olho nú, assim como também a herpes, candidíase e demais infecções genitais.

Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes revela que esse exame é recomendado quando o indivíduo apresenta sintomas de HPV, mesmo quando não há alterações perceptíveis no pênis. Dessa forma, é possível iniciar um tratamento precoce e mais eficaz.

A pêniscopia, explica o urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, é realizada no próprio consultório do especialista. Trata-se de um exame indolor, realizado em duas etapas simples, sendo elas:

  1. A compressa de ácido acético durante 10 minutos em volta do penis;
  2. A observação da região a partir do endoscópio, aparelho composto por lentes que aumentam 40 vezes a visão.

Quando encontrada qualquer alteração na região, segundo o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, é realizada uma biópsia laboratorial – com anestesia local para identificar o problema e definir a melhor forma de tratá-lo.

Para realizar a peniscopia, o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes informa que é necessário aparar os pelos pubianos, evitar o contato íntimo por, no mínimo, três dias, não aplicar remédios no dia e lavar as genitais antes do exame. Dessa forma, o diagnóstico se torna mais preciso e os falsos resultados são prevenidos.

O urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes está à disposição para auxiliá-lo e sanar quaisquer possíveis dúvidas, basta agendar uma consulta! Acesse o site: http://marcofortes.med.br/.

Cuide da sua saúde e garanta uma melhor qualidade de vida!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui