Freightliner inicia produção do caminhão elétrico eM2

Jorge Ghezier Por Jorge Ghezier

A Freightliner é mais uma montadora norte-americana a iniciar a produção comercial de um caminhão totalmente elétrico. Trata-se do modelo eM2, um semipesado que funciona com baterias e foi desenvolvido para operações de curtas e médias distâncias.

“O início da produção deste caminhão versátil marca outro ponto importante em nossa jornada rumo a uma linha de produtos com emissões zero. O feedback que recebemos reforça nossa confiança de que o Freightliner eM2 atenderá e superará as expectativas de nossos clientes. Nossos parceiros e revendedores estão ansiosos para apresentar o Freightliner eM2 aos seus clientes e estamos entusiasmados em vê-lo em uso por clientes e frotas”, disse Rakesh Aneja, chefe de eMobilidade da DTNA.

A produção do modelo começou em Portland, Oregon. As primeiras unidades serão entregues à Ferguson, Hogan Truck Leasing, Inc., Penske Truck Leasing, PITT OHIO, Ryder System, Inc., TITAN Freight Systems e Velocity Truck Rental & Leasing. No Canadá, as primeiras unidades irão para as empresas Brossard Leasing e Day & Ross.

O caminhão usa a base do modelo M2 106 Plus a diesel, bastante consagrado no mercado norte-americano, com a tecnologia usada no pesado eCascadia elétrico, que foi lançado no ano passado, e é o modelo elétrico mais vendido em sua classe.

Os clientes poderão configurar o caminhão conforme as suas necessidades, aumentando a autonomia ou a potência. A configuração padrão tem um eixo com um motor elétrico e uma transmissão de duas velocidades, com potência de 190 cavalos e bateria de 194 kWh, que garantem uma autonomia máxima de 290 quilômetros.

A versão mais parruda conta com dois motores elétricos, e potência de 255 cavalos, com 291 kWh de capacidade nas baterias, podendo ter autonomia de 400 quilômetros com uma única carga.

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *