MV Agusta lançará moto com nome estranho e que terá somente uma unidade produzida

Jorge Ghezier Por Jorge Ghezier

A MV Agusta, tradicional marca italiana de motos de alta performance, anunciou o lançamento de um modelo superesportivo que terá somente uma unidade produzida. Chama Testalarga (cabeça grande, em tradução livre), ela será baseada na superesportiva Superveloce. A data oficial de apresentação e o preço são mantidos em segredo.

Antes de falar sobre as questões técnicas e de design, vale explicar a origem do inusitado nome da motocicleta. Segundo a própria fabricante, Testalarga é uma referência às cabeças maiores dos pistões utilizados na MV Agusta Testalarga pilotada por Giacomo Agostini no Campeonato Mundial das 500 cc em 1973.

A MV Agusta Superveloce Testalarga tem design atraente e mantém o vermelho e o prata como as cores principais da carenagem. Destaque para as rodas com os arcos dourados, a bandeirinha da Itália na rabeta e o banco revestido de camurça perfurado. A moto também traz uma plaquinha de identificação com a numeração “001/001”, deixando claro que um segundo exemplar não existirá, para tristeza dos aficionados pela marca.

Informações técnicas e de performance também não foram divulgadas. No entanto, por ser uma Superveloce, a Testalarga deverá usar o mesmo motor de três cilindros de 798 cm³ que gera 148 cv de potência máxima a 13.000 rpm e torque de 8,9 kgfm a 10.100 rpm. No entanto, a expectativa é de que mudanças na parte eletrônica da moto sejam realizadas para entregar alguns “cavalinhos” a mais.

De acordo com informações que circulam na Europa, a Testalarga já teria um dono. As apostas estão em torno do próprio Giacomo Agostini, que no dia 16 de junho completará 80 anos. Ele foi piloto profissional e vencedor de 13 campeonatos mundiais de motocicletas, sendo oito deles da categoria máxima, hoje chamada de MotoGP. O interessante é que no Mundial de 1973, a MV Agusta foi campeã, mas não com Agostini, e sim com o piloto britânico Phil Read.

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *