Preço da nova Honda Twister 2023 vai atrasar; entenda o motivo

Jorge Ghezier Por Jorge Ghezier

Valor da moto deveria ser anunciado agora em dezembro, mas foi postergado
No meio de novembro, a Honda anunciou 3 novidades importantes para o mercado brasileiro. Além da nacionalização do câmbio automático DCT para a Africa Twin e de uma série especial de 30 anos para a CBR 1000 RR-R Fireblade, a marca também confirmou a chegada de uma nova geração para a Twister, que terá motor de 300 cilindradas.

A previsão era de que a nova CB 300F Twister 2023 chegasse às lojas já em janeiro do ano que vem, com o preço sendo confirmado a partir de dezembro agora. No entanto, a Honda emitiu um comunicado oficial informando que a confirmação dos valores para a nova geração da moto deve ocorrer apenas na primeira semana de janeiro. De acordo com a empresa, a postergação aconteceu por conta de um ajuste de datas para o início da produção da moto em Manaus (AM), levando em consideração as férias coletivas na fábrica que acontecerão agora em dezembro.

Basicamente, falta saber apenas o preço da moto. A atual Honda CB 250F Twister está anunciada no site da marca por a partir de R$ 18.420 sem frete na versão CBS e por a partir de R$ 19.590, também sem frete. Sabemos que a moto manterá as duas configurações, mas resta ver se haverá um aumento proporcionalmente baixo, como na apresentação da nova Honda PCX 2023, ou se as alterações na moto demandarão um reajuste elevado.

Falando em alterações, a nova Honda CB 300F Twister 2023 passou por diversas mudanças com a chegada da nova geração. O chassi ainda é do tipo diamante, com trava dupla superior e o motor fazendo parte da estrutura, mas recebem algumas novidades como uma seção traseira redesenhada por conta dos assentos separados. O motor é considerado pela Honda como uma evolução do atual 250. Mas toda a parte do superior, incluindo cilindro e cabeçote foram alterados.

Isso aconteceu por conta do aumento de cilindrada, que passou dos atuais 249,5 cm3 para 293,5 cm3. A mudança veio do aumento do diâmetro do pistão (77 mm), enquanto o curso foi mantido (63 mm). Ela mantém o sistema flex, 2 válvulas de admissão, 2 válvulas de escape e comando simples no cabeçote. Por conta das mudanças, o radiador de óleo foi redimensionado, assim como o escapamento. Mas o arrefecimento do motor em si ainda é a ar.

Com as alterações o novo propulsor da Twister 2023 entrega até 24,7 cv de potência a 7.500 rpm e 2,6 kgfm de torque a 5.500 rpm quando abastecida com etanol. Na comparação com o atual 250, ganhou 2,1 cv de potência e 0,3 kgfm de torque. O câmbio de 6 velocidades teve as relações refeitas, com a primeira marcha mais curta. Porém, a novidade de transmissão é que a embreagem recebeu assistência para ter um acionamento mais leve, além de um elemento deslizante pare evitar o travamento da roda traseira em reduções fortes.

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *