Exótica Ferrari SP48 Unica foi feita sob medida para cliente e não tem vidro traseiro

Jorge Ghezier Por Jorge Ghezier

Única. Não tinha um nome melhor para o novo superesportivo criado pelo departamento de projetos especiais da Ferrari. A SP48 Unica é um cupê de dois lugares que compartilha a plataforma de alumínio e o 3.9 V8 com a F8 Tributo, mas com toques exclusivos na carroceria e no interior.

Criada sob medida para um dos clientes fiéis e abastados da marca, que permanece anônimo, a SP48 não teve suas características técnicas reveladas. Mas como traz um motor conhecido, é provável que o desempenho seja muito parecido, com 710 cv de potência máxima e 78,6 kgfm de torque. O câmbio de dupla embreagem e sete marchas também foi mantido.

Já a carroceria é bem diferente e toda esculpida, feita pelo chefe de design da Ferrari, Flavio Manzoni. A dianteira é dominada por grandes entradas de ar no capô, uma grade perfurada na parte de baixo e faróis redesenhados. Um visual bem mais agressivo que o da F8.

As laterais também têm entradas bastante pronunciadas para esfriar o V8 posicionado na traseira, além de rodas com design exclusivo. Gráficos pretos se estendem pelo teto para criar um efeito de trama que combina com as entradas de ar na parte de trás. E o mais curioso: não há vidro traseiro.

Atrás as lanternas são compostas por quatro finas tiras de LED, solução já vista em outros carros mais recentes da marca italiana. Há ainda um spoiler integrado para controlar o fluxo de ar na traseira e um grande difusor que abriga as saídas duplas de escapamento.

Imagens do interior não foram divulgadas, mas a cabine deve ficar bem próxima à da F8 Tributo. Apenas os bancos pretos de Alcantara perfurados terão detalhes na cor laranja para espelhar a pintura externa. O desenho da grade dianteira inferior será refletido no acabamento interno, com a gravação do mesmo padrão feito a laser nas soleiras das portas. Fibra de carbono também aparece em alguns detalhes.

Claro que, por ser um exemplar único, a Ferrari não divulgou o preço. Mas enquanto uma F8 Tributo custa por volta de US$ 277 mil (quase R$ 1,4 milhão), carros exclusivos feitos pela divisão de projetos especiais como a SP48 Unica podem sair por mais de US$ 2 milhões (R$ 10 milhões). E a entrega pode demorar mais de um ano.

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *