Anualmente, 350 mil brasileiros são internados por conta de asma. Especialistas explicam por que a limpeza pode ajudar a prevenir doenças como asma e rinite.
Dados alarmantes sobre Asma
O Brasil soma 20 milhões de asmáticos, conforme indicativos compartilhados pela SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia). Segundo o DATASUS, banco de dados do SUS (Sistema Único de Saúde), ligado ao Ministério da Saúde, todos os anos, mais de 350 mil brasileiros são internados por conta da doença, que é a terceira ou quarta causa de hospitalizações pelo SUS (2,3% do total), conforme o grupo etário considerado.
Fatores desencadeantes da asma
A asma pode ser desencadeada por uma série de agentes infecciosos, como vírus, bactérias e alérgicos. A informação é da SES-SP (Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo), que alerta que a doença tem como principais vítimas os pacientes predispostos.
O que é asma?
Também conhecida como “bronquite asmática” ou como “bronquite alérgica”, a asma é uma doença que acomete os pulmões, acompanhada de uma inflamação crônica dos brônquios (tubos que levam o ar para dentro dos pulmões), conforme definição da BVS (Biblioteca Virtual em Saúde).
A ausência da correta limpeza de estofados pode desencadear doenças respiratórias como rinite, uma doença inflamatória das mucosas do nariz, com causas que podem ser alérgicas ou não, como mostra a BVS.
A importância da limpeza regular
A negligência na limpeza de estofados pode desencadear ou agravar doenças respiratórias como asma e rinite, principalmente em indivíduos já suscetíveis. É de conhecimento geral a importância de fazer faxinas regulares em casa, mas a maior parte das pessoas se esquece dos móveis, principalmente sofás, colchões e travesseiros, que são os itens com os quais temos mais contato.
As crises alérgicas ocorrem devido ao acúmulo de alérgenos como ácaros, fungos, mofo e poeira nesses estofados, já que não são limpos com tanta frequência. Passar apenas um pano no tecido não é suficiente para limpar de verdade. Já a higienização profissional profunda utiliza os equipamentos e métodos corretos para eliminar os microorganismos.
A limpeza profunda deve ser realizada com produtos bactericidas, antifúngicos e antiácaros. Tudo isso para garantir que esses microrganismos nocivos fiquem longe, sem risco de causar doenças e alergias. Muitas pessoas desconhecem a forma correta de limpeza de estofados para que os causadores destas doenças não proliferem.
Frequência da limpeza profissional
Recomenda-se que a higienização profissional de estofados seja feita a cada seis meses. O processo envolve a pulverização de produtos de limpeza especializada no estofado, que agem profundamente no tecido, desprendendo até a sujeira mais grossa e difícil de retirar. Após esse procedimento, é utilizado um equipamento especial, que faz extração a vácuo removendo a sujeira, ácaros, fungos e bactérias do sofá, deixando-o completamente limpo. Todo o processo dura aproximadamente uma hora e o estofado pode ser usado entre cinco e doze horas após a limpeza.
A empresa certa para a limpeza de estofados
A Gotara é a empresa certa para realizar a limpeza de estofados e a limpeza profissional de chiclete. Com uma equipe especializada e o uso de produtos de alta qualidade, a Gotara garante uma higienização profunda e eficaz, removendo todos os tipos de sujeira e alérgenos que podem causar problemas respiratórios.