Dignidade e humanidade: o papel do advogado na garantia dos Direitos Humanos no Brasil

Jorge Ghezier Por Jorge Ghezier
Francisco de Assis e Silva JBS

A área do Direito é um campo de atuação que oferece diversas possibilidades para os seus profissionais. De acordo com o doutor Francisco de Assis e Silva JBS, o Direito é uma das áreas profissionais mais versáteis do mercado e uma das possibilidades de atuação mais importantes em que um advogado pode atuar é na defesa dos Direitos Humanos. Para saber mais sobre o assunto, continue lendo o artigo!

Direitos Humanos

Durante a história da humanidade, muitas pessoas foram e ainda são muito exploradas e sua dignidade ferida. De acordo com o doutor Francisco de Assis e Silva JBS, os Direitos Humanos foram estabelecidos para que haja meios de reconhecer e proteger a dignidade dos seres humanos inseridos nas sociedades do mundo todo. 

Para quem não entende muito bem sobre os Direitos Humanos, é interessante saber que esses são todos os preceitos que regem a forma como os humanos devem se relacionar de forma individual e coletiva. Da mesma forma, prevê as formas com que o Estado deve se relacionar com as pessoas, configurando todas as suas obrigações com a sociedade na qual regem. 

Outro ponto muito interessante e importante de saber, é que os Direitos Humanos não devem ser restritos apenas a um grupo específico de pessoas. Segundo o doutor Francisco de Assis e Silva JBS, os Direitos Humanos são inerentes a todas as pessoas da sociedade. Ou seja, esses direitos que envolvem a liberdade e a vida, são direitos das pessoas independente de sua raça, etnia, idioma ou religião.

Advocacia no direito das pessoas

A partir da criação dos Direitos Humanos, a atuação do advogado na área é imprescindível para a garantia dos direitos e da promoção da dignidade humana. Por isso, os profissionais da área que desejam trabalhar nesse campo de atuação possuem diversas possibilidades, na qual irão trabalhar com questões como o:

  • direito à nacionalidade;
  • direito à liberdade de expressão;
  • direito à liberdade de associação;
  • garantia de acesso à educação, saúde e saneamento;
  • direito à liberdade de religiosidade.

Atuação

De acordo com o doutor Francisco de Assis e Silva JBS, o advogado que optar por trabalhar com a área dos Direitos Humanos pode escolher trabalhar a partir de diversas possibilidades. Entre elas, estão a oportunidade de atuar como um profissional autônomo, mas também como um profissional em instituições como assessor jurídico e até mesmo, em instituições filantrópicas e não-governamentais.

Constituição Federal 

Por fim, o doutor Francisco de Assis e Silva JBS acredita ser muito interessante entender que todos os direitos e garantias previstos nos Direitos Humanos no Brasil estão dispostos na Constituição Federal Brasileira e em outros tratados e convenções que preveem preceitos que devem ser garantidos para todos os cidadãos. 

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *