História e moda: descubra as roupas e os trajes de culturas e tradições locais com Ernesto Matalon 

Jorge Ghezier Por Jorge Ghezier
Ernesto Matalon

Para Ernesto Matalon, especialista e interessado pelo mundo da moda e da história, os tecidos, estampas e texturas, revelam tradições locais dos povos e atraem muita atenção para a histórica e cultura. Neste artigo, iremos descobrir os tecidos inspirados em culturas e tradições locais. Continue a leitura para saber mais sobre o tema. 

O modo como nos vestimos comunica algo 

Conforme apresenta Ernesto Matalon, muitas vezes não percebemos, mas a forma como nos vestimos passa uma informação, comunicando algo sobre a nossa personalidade, sobre quem somos ou gostaríamos de ser. Em muitos casos, a nossa roupa e estilo nos apresentam antes mesmo de dizermos uma única palavra. 

Para Ernesto Matalon, especialista, interessado no assunto, isso também acontece em muitas sociedade e culturas que têm nas roupas típicas o reflexo de seus valores, seus princípios e crenças. Vale ressaltar que em muitos lugares é ideal que os visitantes conheçam os trajes do país e respeitem a cultura do lugar, utilizando as vestimentas corretas. 

Como a moda dos países esclarece a cultura local? 

Já pensou no porquê em alguns países as pessoas cobrem todo o corpo e em outros elas saem de biquíni e sunga pelas ruas? Ou porque em alguns países os homens usam saias e em outros lugares isso é motivo de chacota? Como explica Ernesto Matalon, interessado pelo mundo da moda, a forma como as pessoas de determinado local se vestem, diz muito sobre a cultura do país. 

Assim, a moda em muitos países e culturas é carregada de simbologias, marcada por momentos históricos que vão dando o recorte cultural e identitário para cada país. Como o Brasil, um país de tradições indígenas, africanas e portuguesas que conta com todos esses recortes para a moda e vestimenta do país. 

Ernesto Matalon
Ernesto Matalon

Além disso, em muitos lugares, a moda e a forma como as pessoas se vestem são meios de honrar os seus ancestrais ou até mesmo de marcar qual a sua classe social. Dessa forma, em muitos casos é possível identificar de onde uma pessoa é apenas pela forma como ela está vestida. Sendo, portanto, Ernesto Matalon elucida, as roupas, os acessórios, o cabelo, uma marca de sua identidade e uma bandeira de seu povo. 

Quais são as roupas e os trajes dos países? 

Para entendermos melhor sobre o assunto, é essencial descobrirmos como alguns países e as pessoas que nele habitam se vestem e revelam sua cultura por meio de suas vestimentas. Como ressalta Ernesto Matalon, interessado no assunto de moda e história, alguns desses países são China, Alemanha, Escócia, Japão, Egito e África do Sul. 

China 

Conforme comenta Ernesto Matalon, entusiasta no assunto, na China, em 1920, foi criado um tipo de vestido chinês para distinguir as mulheres de classe alta das demais. A vestimenta chamada qipao ou cheongsam era muito importante para a cultura chinesa e utilizá-la de forma incorreta poderia levar a pessoa a ser condenada a pena de morte. 

Até hoje, a roupa continua sendo um símbolo da cultura do país, representando elegância com o seu design com gola diagonal e corte mais justo. Como apresenta Ernesto Matalon, a peça teve influências do jazz e da art déco. É um traje único que dispensa o uso de quaisquer acessórios. 

Alemanha 

Na Alemanha, homens e mulheres possuem roupas típicas utilizadas em festas e celebrações da cultura alemã. As roupas e vestimentas são inspiradas nas vestes dos camponeses que viviam nos alpes. O traje feminino é composto por um corpete com babados no decote, uma camisa com avental e uma saia. Já a roupa dos homens é composta por calças de couro acima do joelho, meias altas, suspensórios e chapéu com pena. 

Japão 

No Japão o traje mais conhecido da cultura é o quimono ou quimono, muito utilizado em tatames em lutas marciais. No entanto, como comenta Ernesto Matalon, esse traje não é específico dos tatames, sendo utilizado em diversas comemorações da cultura japonesa, como casamentos, festivais e cerimônias de chá. É composto por um tecido colorido, alongado e amarrado com um cinto. 

Por fim, como reforça Ernesto Matalon, interessado no assunto, outros países como Escócia, Egito, África do Sul, Bolívia e muitos outros também contam com vestimentas e trajes específicos que representam a sua cultura e a sua história. Então, gostou de saber mais sobre as roupas e trajes das culturas de alguns países pelo mundo?

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *