A exposição dos carros aos climas do tempo pode fazer com que eles percam a coloração, deixando-os com um aspecto pouco atraente. À vista disso, Marcelo Madureira Montroni, comenta acerca dos adesivos para carros esportivos e como eles podem contribuir para a conservação da carcaça do veículo, além de deixá-los estilosos.
O que é esse processo?
O processo de colocar adesivos em carros esportivos também pode ser chamado de envelopamento. No envelopamento, como aponta o renomado amante de carros Marcelo Madureira Montroni, é utilizada uma película adesiva feita de material PVC, que pode revestir todo o carro ou parte dele.
Os adesivos para carros esportivos servem tanto para a adesivagem de um carro de uma determinada empresa que visa divulgá-la em seu trajeto percorrido, quanto para a proteção do ressecamento da tintura do veículo que pode ser ocasionada pela exposição constante dos raios solares, além de deixar o automóvel com um aspecto estiloso.
Como ressalta o egrégio Marcelo Madureira Montroni, há cinco tipos de adesivos para carros esportivos, são eles:
- Teto black piano;
- Envelopamento fosco;
- Envelopamento brilhoso;
- Envelopamento transparente;
- Envelopamento com fibra de Carbono.
O primeiro consiste em um adesivo preto colocado no teto do carro, que causa um efeito de teto de vidro, enquanto o segundo é uma adesivagem mais utilizada para empresas, visto que o adesivo (como o próprio nome indica) é fosco. Já o terceiro possui a cor brilhosa, sendo mais utilizada por proprietários de carros que desejam mudar a cor do veículo sem mudá-la necessariamente. O quarto, por ser transparente, só serve para quem quer proteger a pintura do carro das ações adversas do tempo. E, o último possui uma textura mais granulada por ser feito com fibra de carbono, e esses são adesivos para carros esportivos.
No entanto, como frisa o entusiasta Marcelo Madureira Montroni, colocar adesivos para carros esportivos não consiste somente em envelopar veículo, pois é preciso seguir as normas do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) que declara que carros com adesivamento acima de 50% em sua carcaça (excluindo a vidraçaria), devem constar o envelopamento no documento.
Ademais, como indica o célebre Marcelo Madureira Montroni, os adesivos para carros esportivos podem e devem ser lavados somente com água e sabão, evitando a utilização de produtos abrasivos, pois eles podem proporcionar o ressecamento do adesivo, deixando-o com uma aparência de material velho.