Desvendando os segredos da liderança situacional: adaptando-se para o sucesso

Jorge Ghezier Por Jorge Ghezier
Marcelo Salgueiro Bruno

Conforme apresenta o empresário Marcelo Salgueiro Bruno, a liderança situacional é uma abordagem flexível e adaptativa para liderar equipes e organizações. Ela se baseia na ideia de que não existe um único estilo de liderança que seja eficaz em todas as situações, e, portanto, os líderes precisam ajustar seu comportamento de acordo com as circunstâncias e as necessidades de seus liderados.

A liderança situacional foi desenvolvida por Paul Hersey e Ken Blanchard na década de 1970 e tem sido amplamente estudada e aplicada desde então. Ela se baseia em dois componentes principais: o grau de direção e o grau de apoio que um líder oferece a seus liderados. Esses componentes formam uma matriz que define quatro estilos de liderança: direção, orientação, apoio e delegação.

No estilo de liderança de direção, Marcelo Salgueiro Bruno explica que o líder fornece alta direção e baixo apoio. Isso é apropriado em situações em que os liderados têm pouca experiência ou habilidade e precisam de orientação clara e supervisão constante. Por outro lado, o estilo de orientação envolve alta direção e alto apoio, sendo adequado quando os liderados têm algum conhecimento, mas ainda necessitam de orientação e apoio para realizar suas tarefas.

O estilo de liderança de apoio é caracterizado por baixa direção e alto apoio, e é apropriado quando os liderados têm as habilidades necessárias, mas podem precisar de motivação e incentivo. Por fim, Marcelo Salgueiro Bruno sugere que o estilo de delegação envolve baixa direção e baixo apoio, sendo apropriado quando os liderados têm alto nível de habilidade e autonomia para realizar suas tarefas.

A chave para a liderança situacional é a capacidade do líder de avaliar a situação atual e adaptar seu estilo de liderança de acordo. Isso requer uma compreensão profunda das habilidades e necessidades individuais de seus liderados, bem como uma sensibilidade para as nuances da situação em questão.

Além disso, para Marcelo Salgueiro Bruno, a liderança situacional também enfatiza a importância da comunicação eficaz. Os líderes devem ser capazes de comunicar claramente suas expectativas e fornecer feedback constante para garantir que seus liderados estejam no caminho certo.

Em resumo, a liderança situacional é uma abordagem dinâmica e flexível para liderar equipes e organizações. Ela reconhece que não existe um único estilo de liderança que seja adequado para todas as situações e enfatiza a importância da adaptação e da comunicação eficaz. Ao dominar essa abordagem, os líderes podem melhorar sua capacidade de liderar com sucesso em uma variedade de contextos e desafios.

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *