Joni Ricardo Fernandes Duarte lista os requisitos para ser automobilista e ganhar as pistas

Jorge Ghezier Por Jorge Ghezier
Joni Ricardo Fernandes Duarte

Prestigiar certos competidores que conquistam o primeiro lugar, em especial, os mais jovens fazem com que muitos sonhem alto, não é mesmo? O empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte é fã do automobilismo e, assim como muitos, já se viu encantado pelo esporte. Isso faz com que muitos sintam vontade de participar dessas competições e se firmar como pilotos. 

No entanto, para atuar nas pistas, o caminho pode não ser tão simples assim, afinal, existem requisitos para ser automobilista. De acordo com o empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte, aqueles que sonham com a Fórmula 1, por exemplo, devem iniciar esse desejo cedo, pois precisam participar das competições de kart pelo mundo entre 8 e 10 anos para, no futuro, alcançarem o máximo do automobilismo. 

Ainda assim, se esse não é o seu caso, saiba que é possível, mesmo não sendo mais criança, ter o sonho de ser piloto e alcançar esse patamar em outras competições, com exceção da Fórmula 1. 

Mas, afinal, quais são os requisitos para ser automobilista? 

O empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte compreende que, atualmente, correr no Brasil não é fácil nem barato.Diferente de tempos anteriores, em que um dos requisitos para ser automobilista era, acima de tudo, a vontade de correr, e não o dinheiro. Contudo, hoje em dia, para se firmar como piloto, é preciso investir em sua carreira. 

Ser um piloto de corrida é uma grande caminhada e, por isso, o primeiro passo é a escola de pilotagem. Cursos especializados em direção esportiva possibilitam que você se candidate a à carteira expedida pela Confederação Brasileira de Automobilismo de piloto de competição B. Essa autorização já permite que o piloto participe de qualquer competição do automobilismo no país, com exceção da Fórmula Truck e da Stock Car.

O empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte compreende que se graduar como piloto é, portanto, um dos requisitos para ser motorista. E o custo da carteira de competição B está por volta de R$ 10 mil. Já a vestimenta que também é uma das exigências (luvas, balaclava, sapatilha, macacão e capacete) não possuem preço inferior a R$ 7 mil. 

Assim, diferente de anos anteriores, os dirigentes atuais do automobilismo consideram que pilotos são mais bem preparados nos cursos teóricos do que somente na prática —  tal como era antigamente. Isso ocorre porque, eles consideram que pilotos oriundos somente das práticas e não de cursos estão mais sujeitos a se envolverem em acidentes.

Por isso, se você quer se tornar um piloto, deve compreender que esses são os requisitos para ser automobilista, que estão além da vontade e do sonho. No parecer do empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte, trata-se de uma modalidade de custo elevado. Porém, ainda assim, o que leva um piloto a ganhar corridas e destaque é seu talento, dedicação e determinação, e não o quanto desembolsou para chegar até lá.

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *