Empreendedorismo individual: saiba tudo sobre esse tipo de empreendimento

Jorge Ghezier Por Jorge Ghezier
Haroldo Dalazoana Afonso Durães

Você já ouviu falar sobre o empreendedorismo individual? Sabe como ele funciona? Para o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães, esse tipo de empreendimento pode ser escolhido por quem deseja ter o seu próprio negócio. Isso porque, através dele é possível abrir uma nova empresa sem a necessidade de ter sócios e outros integrantes. Assim, os empreendedores conseguem ter uma maior autonomia nas suas decisões. Quer saber mais sobre esse modelo de negócio? Então, confira este artigo! 

Mas afinal, o que é empreendedorismo individual?

Caso você esteja se perguntando sobre o que é o empreendedorismo individual, saiba que esse é um tipo de negócio escolhido pelas pessoas que querem ter a sua própria empresa sem a necessidade de ter sócios ou demais suportes. Essa opção de empreendimento foi criada com o propósito de ajudar os micro negócios e as pessoas que trabalham de forma autônoma e que desejam ter um CNPJ. Interessante, não?

Quais os tipos de empreendimentos individuais? 

Nesse sentido, saiba que ao decidir se tornar um empreendedor individual é importante escolher entre as opções disponíveis para esse propósito. O empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães entende que é fundamental pesquisar e conhecer sobre essas alternativas. Através disso, será possível identificar a que melhor atende a sua realidade e necessidades. Por isso, confira a seguir as principais delas. 

Empresário Individual (EI)

O Empresário Individual (EI) é uma das opções de empreendedorismo individual. Nessa alternativa não é necessário que os integrantes tenham sócios. Todavia, um ponto que merece atenção é que o patrimônio pessoal do empreendedor será ligado ao da empresa. Dessa forma, em situações de endividamento da empresa, serão utilizados os bens pessoais do dono do negócio para quitar as dívidas. Por isso, é importante avaliar se essa modalidade é uma boa escolha. 

Microempreendedor Individual (MEI)

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o MEI, não é mesmo? Isso porque, essa é uma das opções que mais atraem os empreendedores. Os negócios desse tipo possuem alguns benefícios como os impostos com valores menores. Entretanto, existem algumas exigências para se enquadrar nessa alternativa, como por exemplo, a de ter no máximo um funcionário e de não ultrapassar o faturamento estabelecido por ano. Para o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães, é importante se atentar a esses detalhes. 

Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)

A última alternativa para quem deseja se tornar um empreendedor individual é a Sociedade Limitada Unipessoal (SLU). Um dos grandes benefícios que levam muitas pessoas escolher essa opção é o fato do patrimônio pessoal do empresário não ser vinculado ao do seu negócio. Assim, ele não terá que se preocupar em perder os seus bens, garantindo uma segurança maior para os seus recursos. 

Como seguir no empreendedorismo individual?

Por fim, se você deseja se tornar um empreendedor individual saiba que alguns passos devem ser seguidos como se registrar no Portal do Empreendedor — com todos os documentos exigidos — e seguir os requisitos estabelecidos. Além disso, é importante ter um planejamento financeiro e contar com a ajuda de profissionais para te auxiliar nas questões relacionadas às finanças. O renomado empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães entende que esses passos são essenciais.

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *