Novo Actros é caminhão sem retrovisor que custa metade de um Mercedes Classe G

Jorge Ghezier Por Jorge Ghezier

O Mercedes-Benz Actros é um dos caminhões mais tecnológicos do Brasil. Produzido em São Bernardo do Campo (SP), o modelo mantém os equipamentos de conectividade lançados em 2020. Isso inclui alguns recursos que nem foram lançados nos carros da marca alemã.

O motor de seis cilindros em linha foi atualizado conforme as novas determinações do Proconve L7, desenvolvendo 530 cv de potência a 1.600 rpm e 265,1 kgfm de torque. Segundo a Mercedes, as alterações em motor e câmbio proporcionam redução de até 12% no consumo de combustível.

O Actros é equipado com câmbio automatizado de 12 marchas, com o recurso PPC (Predictive Powertrain Control). O sistema monitora a aceleração e frenagem e prevê subidas e descidas. Segundo a marca, o piloto automático preditivo permite que o motorista vá de São Paulo (SP) a Cuiabá (MT) sem pisar no acelerador ou freio.

Na parte de tecnologia, o Actros lembra mais um automóvel de luxo que um caminhão. O retrovisor digital MirrorCam, por exemplo, substitui os espelhos convencionais por câmeras e telas bem generosas.

Curiosamente, a Mercedes-Benz ainda não incorporou essa tecnologia nos automóveis, como a Audi já fez com sua linha e-tron. Nesse aspecto, a linha de caminhões está à frente da de carros.

Nas longas horas que passará na estrada, o motorista poderá conectar o smartphone à central multimídia pelos sistemas Android Auto e Apple CarPlay, carregar o aparelho por indução e configurar o painel de instrumentos digital a seu gosto.

O Actros tem camas beliche e bancos de couro. Há sistema de ar-condicionado que funciona com o caminhão desligado, além de uma geladeira escondida.

Frotistas e motoristas que comprarem o Mercedes-Benz Actros, que parte de R$ 800 mil – praticamente metade do preço de um Classe G, que chega R$ 1,7 milhão – receberão treinamentos gratuitos de condução econômica e segura. Segundo a fabricante, o curso abordará o uso dos assistentes de condução, segurança e conectividade.

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