Chevrolet confirma lançamento de três novos carros elétricos no Brasil

Jorge Ghezier Por Jorge Ghezier

A Chevrolet prepara a chegada de três carros elétricos no Brasil. Os SUVs Blazer e Equinox já haviam sido confirmados e chegam ao longo de 2024. O terceiro, porém, ainda é uma novidade mesmo nos Estados Unidos. É a versão elétrica da picape grande Silverado, que acaba de chegar em nosso mercado na configuração a combustão.

Ainda que a Silverado EV já tenha sido apresentada nos Estados Unidos, o modelo é um dos destaques do estande da marca no Salão de Detroit. E a expectativa sobre o desempenho do modelo é grande. Afinal, a grande rival Ford F-150 Lightning tem feito sucesso em um mercado dominado pelas grandes picapes com motor a combustão.

Voltando aos elétricos da Chevrolet, o trio será o primeiro do Brasil a contar com a nova tecnologia Ultium da marca americana. Com plataforma e baterias mais modernas, a fabricante promete também maior autonomia.

Blazer EV
Começando pelo Blazer, esse é o retorno do emblemático nome ao mercado brasileiro. Mas dessa vez, em vez de um utilitário rústico feito sobre um chassi, o SUV será uma opção mais refinada, se aproximando inclusive de modelos de luxo.

A versão mostrada em Detroit é a SS, que oferece os maiores números de potência e torque. São 565 cv e aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de quatro segundos — credenciais de carros esportivos.

Usando enormes baterias de 85 kWh ou 105 kWh, a autonomia varia de 450 km a 515 km. Por dentro, o destaque é a tecnologia. A central multimídia tem tela de 17,7 polegadas e há um conjunto de assistências a condução que inclui uma função de mudança de faixa de forma autônoma.

O Blazer tem 4,88 metros de comprimento, 3,10 m de entre-eixos, 1,98 m de largura e 1,65 m de altura.

Equinox EV
Depois do Blazer, a Chevrolet vai lançar em meados de 2024 a versão elétrica do Equinox. Ainda que o SUV seja um velho conhecido dos brasileiros em sua configuração a combustão, a opção elétrica tem visual distinto.

A dianteira tem faróis afilados e integrados à grade. Atrás, a queda do teto é mais suave, ao estilo cupê, e as lanternas têm máscara negra e lente branca. O porte é menor do que o do Blazer. São 4,83 m de comprimento e 2,95 m de entre-eixos.

Por enquanto, a Chevrolet divulgou duas potências de motores para o Equinox elétrico: 210 cv ou 290 cv. A autonomia varia de 402 km 482 km.

Silverado EV

Por último, a Silverado elétrica só deve aparecer no Brasil em 2025. Mas a longa espera pode valer a pena. A picape é cheia de recursos interessantes. Um deles é a possibilidade de rebater os bancos traseiros e abrir um compartimento interno que dá acesso a caçamba. A tampa da caçamba também possui um rebatimento para facilitar o embarque.

Falando de conjuntos mecânicos, a RST é a versão mais potente: com 673 cv e 107,8 kgfm de torque, que permitem acelerar de 0 a 100 km/h na casa dos 4,5 segundo e fazer inveja a Porsche Taycan Cross Turismo, que demora 5,1 segundos.

A autonomia é estimada em 640 km, com uma recarga completa. Aliás, o carregamento de até 350 kW é rápido, permitindo recuperar, em somente 10 minutos de recarga, 160 km de autonomia.

O visual também é diferente da Silverado que acaba de chegar ao Brasil. Faróis, grade e lanternas são inéditos e diferenciam bastante a picape das variantes a combustão.

Nenhum preço para o Brasil foi divulgado.

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *