Veja os 5 principais carros que chegam ao Brasil ainda em 2023

Jorge Ghezier Por Jorge Ghezier

Enquanto o primeiro semestre de 2023 já foi repleto de novidades importantes para o mercado brasileiro, a segunda metade do ano promete não ficar devendo em lançamentos também. Desde renovações, novas versões e retornos de nomes importantes, até novidades elétricas devem desembarcar por aqui até dezembro.

Separamos aqui 5 dos principais lançamentos que devem chegar ao Brasil ao longo do segundo semestre. Não serão os únicos, mas são os que devem causar o maior impacto quando chegarem. Em cada um desses carros, separamos algumas informações que já sabemos a seu respeito. Confira os 5 principais lançamentos do segundo semestre:

Chevrolet Silverado

Chegando até o final de 2023, a nova Chevrolet Silverado deverá marcar seu retorno no mercado brasileiro. A picape fará sua reestreia primeiramente na versão High Country, a mais luxuosa oferecida no mercado estadunidense. Ela será uma aposta da Chevrolet para se posicionar no segmento das picapes grandes de luxo, seguindo os modelos da Ram e a Ford F-150.

Na versão High Country, a Silverado conta com equipamentos como seis airbags, faróis full-LED, rodas de liga leve de 20 polegadas, central multimídia de 13,4 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, sistema de som Bose com 7 alto-falantes, painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, controle de cruzeiro, assistente de permanência em faixa, carregador wireless e mais. De qualquer forma, a picape será vendida no Brasil com o motor 6.2 V8 aspirado de 426 cv e 63,6 kgfm de torque, o mesmo do Camaro, trabalhando com um câmbio automático de 10 marchas.

Citroën C3 Aircross

Outro lançamento confirmado para breve no mercado brasileiro é o segundo modelo da Citroën baseado na plataforma do novo C3 e que será feito em Porto Real (RJ). O modelo foi revelado na Índia em abril e, ao menor por lá, oferece opções com 5 ou 7 lugares e pode ser equipado até com um motor 1.2 turbo de 110 cv de potência.

As informações para o C3 Aircross brasileiro ainda são escassas, mas sabemos que mede 4,32 metros de comprimento, o que são 34 centímetros a mais em comparação ao C3 e seus 3,98 m, e com 1,80 m de largura. O entre-eixos é de de 2,67 m, 13 cm maior do que os 2,54 m do hatchback, o que é um aumento importante para que pudesse ter espaço interno o suficiente para receber a terceira fileira de bancos. Outro dado revelado pela marca é que tem um vão livre de 200 milímetros, para lidar com todos os tipos de terreno. Com tais medidas e opção de 7 lugares, a comparação com a Chevrolet Spin será inevitável.

Fiat Fastback Abarth

Com alguns flagras no currículo, o Fiat Fastback deverá ser o segundo carro da marca com a grife Abarth no Brasil, chegando no segundo semestre. O modelo já tem uma versão “by Abarth”, mas deverá receber um tratamento mais completo da divisão de performance da Stellantis, da mesma forma que foi feito com o Pulse Abarth.

Sob o capô, seguirá presente o conhecido motor 1.3 turbo de 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, sempre associado ao câmbio automático de 6 marchas. O diferencial ficará por conta de modificações mais profundas que alcançarão calibração, suspensão, direção e freios, de modo a alterar consideravelmente a experiência de condução. Não basta só usar o conjunto motriz, um Abarth precisa entregar algo a mais. Visualmente, o carro deve trazer novas rodas e elementos pintados que não estão presentes nas demais versões. Além de diversos emblemas Abarth, claro.

Nova Fiat Strada turbo

A atual geração da Fiat Strada receberá sua primeira reestilização nas próximas semanas. Enquanto as atualizações no visual e na cabine não devem ser muito profundas, a picape promete mudar muito sob o capô. Para encarar a chegada da nova Chevrolet Montana, a Strada ganhará mais fôlego.

A picape da Fiat deverá enfim receber o motor 1.0 turbo do Grupo Stellantis. Ele já é bem conhecido pelos brasileiros, usado pelos Fiat Pulse e Fastback e, em breve, também estará sob o capô do Peugeot 208 e do inédito Citroën C3 Aircross. São 130 cv e 20,4 kgfm de torque, controlados por um câmbio automático do tipo CVT, com 7 marchas simuladas.

Fiat Titano

Pelo visto, este ano será das picapes. A Fiat deverá estrear até o final de 2023 a Titano, seu primeiro modelo de porte médio tradicional. A picape inicialmente foi um desenvolvimento conjunto da Peugeot com uma parceira chinesa, mas o projeto irá pela Fiat por conta da rede de concessionárias maior e atuação mais extensa no segmento de picapes com Strada e Toro.

O que se especula para a Fiat Titano 2024 é que a picape média herde um propulsor 2.2 turbodiesel que já é utilizado no Brasil pela Fiat Ducato. O motor receberá novo ajuste e deverá entregar entre 180 e 200 cv de potência e entre 40,8 e 45,9 kgfm de torque. A transmissão deverá ser sempre automática de 6 velocidades, com opção de tração 4×4 com reduzida. Entre os itens de série, deve trazer a câmera 360°, central multimídia retangular de 10″ com Android Auto e Apple Car Play, seletor rotativo para os modos de condução, bloqueio do diferencial traseiro e assistente de descida. Os bancos serão de couro e com ajuste elétrico para o motorista.

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *