Em parceira com a Pousada Pequena Tiradentes, a Audi inaugura ponto de recarga em Tiradentes. Autos Segredos fez viagem de volta a BH a bordo do SUV elétrico e-tron

Por Marlos Ney Vidal (*)
De Tiradentes (MG)

Os proprietários do Audi e-tron que residem em Belo Horizonte já podem ir desfrutar das belezas histórias e gastronômicas da cidade de Tiradentes com seu SUV elétrico sem se preocupar se terão autonomia para a viagem de volta. Em parceria com a Pousada Pequena Tiradentes, a marca alemã inaugura ponto de recarga na hospedagem.

De Tiradentes a Belo Horizonte, a distância é de 193, 5 quilômetros, porém, numa distração do motorista ue vós escreve e num apagão do Waze peguei uma saída errada e aumentei o percurso em cerca de 25 quilômetros. Assim fui de Tiradentes para Barbacena e depois para Belo Horizonte.

O Audi e-tron ao sair da Pousada Pequena Tiradentes ostentava autonomia de 309 quilômetros. Mesmo com o erro, ainda teria bateria suficientes para chegar a BH com tranquilidade.

Mas eu não contava com o trânsito carregado de caminhões e que assim teria que usar todos 408 cv de potência e os 67,70 kgfm de torque dos dois motores elétricos nas ultrapassagens. A diversão é garantida de imediato, mas o Audi e-tron cobra por isso e a autonomia caiu para cerca de 205 quilômetros para um percurso de 171,8 km de Barbacena a capital mineira. Uma margem pequena para romper a distância.

Estava em comboio com o jornalista Enio Greco que me seguia ao volante de um novo Q3. Liguei para ele e disse “Greco, errei e autonomia está curta”. Em resposta, ele me diz, dá para chegar, mas alivia o pé e vamos fazer uma viagem mais tranquila. Andando sempre na velocidade permitida, usando o freio motor e pisando no freio para ajudar na regeneração da bateria consegui deixar o carro no ponto final com uma autonomia de 65 quilômetros.

Tirando o pequeno contratempo, dirigir o Audi e-tron é diversão garantida do início ao fim. Uma pisada no acelerador e os quase 70 quilos de torque vem de imediato, os puristas sentirão falta do ronco dos potentes motores a combustão, mas se você não é um deles, o SUV elétrico tem desempenho nato de um verdadeiro esportivo.

Se não há o ronco do motor, coloque uma boa música para tocar no excelente sistema de som da Bang & Olufsen do e-tron e desfrute da viagem e da potência que os motores elétricos proporcionam.

Ao entrar no posto de comando do e-tron é fácil encontrar a melhor posição para pilotar o elétrico. Aos poucos o condutor vai se familiarizando com os diversos comandos e recursos do carro que proporciona para facilitar a vida do motorista.

Os retrovisores por câmera são estranhos no começo e às vezes procuro os retrovisores externos tradicionais e logo os olhos já miram as câmeras que mostram imagens perfeitas do que está ao redor do Audi e-tron.

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Duas versões

O Audi e-tron é vendido em duas versões no mercado brasileiro, a Perfomance e a Performance Black. Desde a versão de entrada, o SUV de luxo vem equipado com  bancos dianteiros Comfort Plus em couro, bancos dianteiros elétricos com ajuste lombar e memória para o motorista, acabamento interno em alumínio, suspensão a ar adaptativa, ar- condicionado automático de 4 zonas, pacote de luzes customizável com 30 opções de cores, Teto solar elétrico, panorâmico, “Open Sky”, volante multifuncional revestido em couro com shift-paddles, volante com ajuste elétrico de altura, botões do painel em alumínio,  Audi compact charger, Apoio de braço dianteiro, projeção do logo das argolas da Audi em todas as portas, banco traseiro rebatível. Ainda fazem parte dos itens de série espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis, aquecíveis, antiofuscantes e com memória.

Nesse primeiro contato, andamos na versão Perfomance Black do e-tron qie conta com todos itens da anterior e agrega banco dianteiros esportivos em Alcântra, acabamento interno cinza Volcano, porta-objetos e porta-copos no apoio de braço traseiro, S line interior com teto na cor preta.

No visual externo, ela agrega kit S line exterior com soleiras em alumínio e iluminadas, capa do espelho retrovisor externo na cor preta, frisos decorativos em High Gloss Black e pinças de freio pintadas em laranja.

Rodas

Ambas as versões são equipadas com rodas de 21 polegadas calçadas com pneus de medidas 265/45 R21. O que muda de uma versão para outra é a pintura.

Segurança

Entre os equipamentos de segurança do e-tron estão faróis em Full LED com assistente de farol alto, controle de cruzeiro adaptativo com Active Lane Assiste, Keyless entry e porta-malas com abertura e fechamento elétrico com sistemas hands-free, câmera 360° com auxílio de estacionamento e display 360°, indicador de pressão dos pneus, espelho retrovisor com função antiofuscante automática, airbags frontais e laterais, alarme e cintos de segurança com sensor de afivelamento.

 (*) O jornalista viajou à convite da Audi do Brasil.

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