Quem andou de carro entre os anos 80 e 90 certamente se lembra de modelos e acessórios que passam longe dos automóveis modernos do século XXI. O Fusca, ícone de uma época, chegou a ser relançado, mas a versão nova não tem a mesma carinha de besouro da tradicional. Confira mais na nossa sessão nostalgia. Você se se lembra de algum desses itens?
Afogador
Fundamental na hora de fazer o carro pegar no tranco, o afogador dosava a quantidade de ar que entrava no carburador. Para deixar o automóvel em ponto de bala, a motorista tinha que puxar o botão do afogador, que ficava no painel do veículo, e esperar alguns minutinhos. Quem nunca acordou cedinho e deixou o carro esquentando enquanto fazia outras coisas – ou viu os pais fazendo isso?
Quebra-vento
O quebra-vento foi um companheiro inseparável das janelas dos carros do século passado. Como os veículos antigos não tinham ar-condicionado, a j anelinha triangular garantia a ventilação sem que fosse preciso abrir completamente os vidros. A peça se manteve firme até o começo dos anos 90, quando começou a perder espaço.
Fusca e o porta-malas na frente
Criado para ser um carro popular, resistente e barato, o Fusca começou a ser planejado na Alemanha a pedido de Adolf Hittler e é um os carros mais vendidos do mundo até hoje. Para diminuir os custos de fabricação, o engenheiro Ferdinand Porshe colocou o motor na parte de trás e o porta-malas, na frente. O resultado foi um sucesso.
Quem nunca dirigiu ou andou em um Fusquinha? Crédito: Wikipedia Commons
Vem cá, meu bem
O nome é engraçado, mas com certeza muitas mulheres se lembram deste banquinho popular nos anos 80. Ele era utilizado entre o banco do passageiro e do motorista como apoio de braço ou para dar proximidade aos casais de namorados, que com o acessório conseguiam ficar ainda mais juntinhos. Daí o nome “vem cá, meu bem”. Você já usou um desses?
Almofada para regular altura
Quando a maioria dos carros não tinha regulagem de altura do banco do motorista, a única alternativa das baixinhas era deixar uma almofada a postos para ficar um pouquinho mais alta e melhorar a visibilidade do trânsito. Quem já usou esse truque ou se lembra da mãe ou vovó ter usado?
Carros que não vendem mais
Opala, Maverick, Puma, Chevette, Brasília, Escort, Fusca… Que atire a primeira pedra quem nunca dirigiu ou andou em um desses carros clássicos, que reinaram no trânsito até os anos 90. Com o tempo, eles deixaram de ser fabricados e hoje só podem ser encontrados nas garagens de colecionadores ou de motoristas que mantêm seus exemplares com muito carinho e cuidado. De qual deles você sente mais saudade?