Que fim levou o Toyota Supra do “Braia”, o Brian O’Conner de Velozes e Furiosos?

Jorge Ghezier Por Jorge Ghezier

Os primeiros filmes da franquia “Velozes & Furiosos” despertam muita nostalgia nos amantes de carros. Antes das galhofas, explosões e cenas impossíveis das películas atuais, a saga era totalmente voltada à cultura automotiva. E quem assistiu o primeiro filme em 2001 deve ter se apaixonado por aquele Toyota Supra 1994 laranja.

O modelo original foi leiloado em 2021 pela bagatela de US$ 550 mil – cerca de R$ 2,8 milhões na cotação atual. Isso faz dele o Supra mais caro da história, mas não há informações sobre o novo dono.

Caso não esteja com a memória fresca, a primeira aparição do lendário esportivo laranja acontece na oficina de Dominic Toretto (interpretado por Vin Diesel). Ele e Brian O’Conner (Paul Walker) saem para dar uma volta, e acabam tirando um racha com uma Ferrari F355 Spider. O Toyota vence a corrida com folga.

No filme, o Supra do Brian desenvolve em torno de 550 cv de potência e pode atingir 100 km/h em 4,3 segundos. A velocidade máxima declarada pelos roteiristas é de 300 km/h. Infelizmente, o novo dono não terá a verdadeira sensação de dirigir uma máquina como essa, já que o modelo original tem 324 cv e 43,5 kgfm de torque. Além disso, o Supra “verdadeiro” tem câmbio automático, enquanto na ficção os produtores deram um jeito de instalar câmbio manual, que era apenas cenográfico.

Toyota Supra 1994

Ficha técnica
Motor: 3.0, biturbo, longitudinal
Potência: 324 cv a 5.600 rpm
Torque: 43,5 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: Automático, 4 marchas
Carroceria: Cupê, duas portas

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *