5 fatos curiosos sobre as maiores empresas do mundo que você precisa conhecer

Jorge Ghezier Por Jorge Ghezier
Gabriel Cepeda Gonçalves

O mercado empresarial é um mundo fascinante e cheio de surpresas, não é mesmo? Para Gabriel Cepeda Gonçalves, que também é diretor da Boxter, existem muitas curiosidades sobre esse ambiente que podem surpreender até mesmo os empresários mais experientes. Alguns exemplos são Coca-Cola, Apple e Amazon. Mas você sabe quais curiosidades essas empresas escondem?

Neste artigo, vamos explorar algumas curiosidades interessantes sobre o mercado empresarial que talvez sirva de inspiração para você que está construindo uma carreira e quer se destacar de maneira diferente. Logo, se esse assunto é do seu interesse, caro leitor, que tal ler o texto até o final e ficar por dentro dos fatos por trás das maiores empresas do mundo?

Empresas de sucesso começaram em garagens

Você sabia que muitas das empresas mais bem-sucedidas do mundo, incluindo Apple, Google e Amazon, começaram em simples garagens? Gabriel Cepeda Gonçalves comenta que essa realidade é capaz de mostrar que uma boa ideia e muita determinação podem levar a grandes coisas, e que nenhum empresário bem-sucedido já começa abrindo as portas do seu próprio estabelecimento.

A Coca-Cola já foi verde

Além dessa curiosidade, precisamos comentar que quando a Coca-Cola foi lançada pela primeira vez em 1886, a bebida era de cor verde. Bastante curioso, você não acha? A cor mudou para marrom em 1892, quando a empresa começou a vender a bebida em garrafas de vidro, para proteger o líquido da luz. É claro que hoje em dia encontramos diversas bebidas coloridas, mas você já imaginou tomar essa marca registrada na cor vibrante?

A primeira empresa a atingir um trilhão de dólares em valor de mercado foi a Apple

Aliás, em 2018, a Apple se tornou a primeira empresa a atingir um valor de mercado de um trilhão de dólares. Dá para acreditar? Conforme explica Gabriel Cepeda Gonçalves, isso significa que essa empresa tão famosa possui um valor que é mais do que o Produto Interno Bruto (PIB) de muitos países. Mas, afinal, será que eles investem mesmo todo esse dinheiro em tecnologia?

A Starbucks não foi a primeira loja de café gourmet dos Estados Unidos

Outro fato é que, ainda que muitas pessoas acreditem que a Starbucks foi a primeira loja de café gourmet dos Estados Unidos, precisamos dizer que na verdade, a Peet’s Coffee & Tea  ocupou esse título. Essa empresa foi fundada em 1966, em Berkeley, na Califórnia, quase uma década antes da Starbucks. Contudo, sabemos que nem sempre os primeiros são os que mais se destacam, não é?

A primeira empresa de telefonia celular do mundo foi a Motorola

E para finalizar essa sequência de curiosidades sobre o mercado empresarial, vale a pena comentar que a primeira empresa a desenvolver um telefone celular comercialmente viável foi a Motorola, em 1973. Gabriel Cepeda Gonçalves pontua que o telefone pesava quase um quilo, tinha uma bateria com duração de apenas 30 minutos e levou cerca de dez anos para se tornar amplamente disponível no mercado. Mas e você, conhecia alguma dessas informações?

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *