Situação financeira da empresa com o balanço patrimonial

Jorge Ghezier Por Jorge Ghezier
Amauri Jacintho Baragatti

Conhecer a situação financeira de uma empresa é essencial para evitar prejuízos. Diante disso, o dr. Amauri Jacintho Baragatti entende que o balanço patrimonial é uma das melhores ferramentas administrativas para realizar essa análise. Quer estar a par da situação financeira de sua empresa? Continue lendo e saiba mais sobre o balanço patrimonial. 

O que é balanço patrimonial? 

Segundo o intermediário da lei Amauri Jacintho Baragatti, o balanço patrimonial consiste em uma ferramenta administrativa responsável por efetuar o levantamento das despesas, entradas e saídas de capital, e todas as atividades financeiras da corporação, registrando-as em um relatório para permitir a análise da situação financeira da empresa. 

Portanto, esse tipo de ferramenta contempla um relatório que abarca todos os ativos e passivos da empresa, possibilitando que o setor administrativo consiga avaliar a situação financeira da empresa e elaborar métodos para melhorar a mesma, evitando prejuízos e outras complicações financeiras.

Qual a importância do balanço patrimonial?

Ainda, como comenta Amauri Jacintho Baragatti, o relatório de todas as atividades financeiras da corporação, abarcando os grupos de ativos, passivos e patrimônios líquidos, desempenha um papel extremamente importante para a instituição, fornecendo aos administradores um diagnóstico da saúde financeira da mesma. 

Logo, é fundamental que as corporações efetuem a análise do balanço patrimonial para inibir o desenvolvimento de complicações econômicas, fornecendo um vasto panorama do cenário financeiro em que a instituição se encontra, fazendo com que seja possível elaborar estratégias de gestão para garantir uma boa saúde financeira a mesma.

Como realizar o balanço patrimonial?

Por fim, visto a importância que essa ferramenta desempenha na empresa, o advogado Amauri Jacintho Baragatti explica que é essencial que as corporações saibam como desenvolver o relatório do balanço patrimonial. Assim, o mesmo é efetuado a partir do levantamento dos dados sobre os dados dos ativos, passivos e patrimônios líquidos. 

Desse modo, as informações do patrimônio líquido e do passivo são registradas do lado direito do documento (planilha), enquanto as que dizem respeito aos ativos são dispostas no lado esquerdo. Todavia, para ter um resultado mais preciso sobre a atual saúde financeira da empresa, é importante realizar o balanço patrimonial de um determinado período de tempo. 

Conheça a situação econômica de sua empresa e evite complicações financeiras. Realize o balanço patrimonial. 

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *