Aprendizagem ativa e participativa: benefícios e melhorias

Jorge Ghezier Por Jorge Ghezier
Hanna Yakoby

Conforme evidencia a ativista pela educação de Hanna Yakoby, a aprendizagem ativa e participativa surge como uma abordagem educacional que transcende a mera transmissão de informações, promovendo a plena participação dos alunos no processo de aprendizagem. Essa abordagem contrasta com o método tradicional de ensino, em que o professor detém um papel central na entrega do conteúdo, e destaca-se pelo envolvimento ativo dos alunos na exploração, análise e aplicação do conhecimento. Isso é concretizado por meio de atividades práticas, colaborativas e resolução de problemas do mundo real.

Entenda as vantagens dessa abordagem

As vantagens dessa abordagem são múltiplas e notáveis. Em primeiro lugar, ela engendra maior engajamento, uma vez que atividades práticas e desafiadoras despertam a motivação intrínseca dos alunos. Ao se envolverem ativamente, os alunos se converterão em participantes ativos em sua própria jornada de aprendizado, culminando em uma compreensão mais profunda e significativa do conteúdo.

Além disso, Hanna Yakoby aponta que a aprendizagem ativa fomenta uma compreensão mais profunda dos tópicos, por meio do cultivo dos estudantes para questionar, debater e estabelecer conexões entre os conceitos. A ênfase reside na análise crítica, permitindo uma compreensão holística e abrangente do conteúdo.

A abordagem também contribui para o desenvolvimento de habilidades críticas, como pensamento crítico e resolução de problemas, habilitando os alunos a aplicar o conhecimento em cenários do mundo real. O trabalho colaborativo, uma faceta recorrente na aprendizagem participativa, aprimorando as habilidades de comunicação e trabalho em equipe, capacitando os alunos a se comunicarem eficazmente e a cooperarem com diversos pontos de vista.

Não menos importante, Hanna Yakoby expõe que a aprendizagem ativa fomenta a autonomia dos alunos, conferindo-lhes um papel central na sua própria educação. Com essa abordagem, os estudantes adquirem competências de gestão do tempo, estabelecimento de metas e busca independente de recursos – habilidades inestimáveis ​​tanto no âmbito acadêmico quanto no profissional e pessoal.

Como aplicar esta abordagem nas salas de aula 

Para essa abordagem, algumas melhorias são sugeridas. Incorporar avaliações formativas, como feedback contínuo e autoavaliação, permite que os alunos monitorem seu próprio progresso e identifiquem áreas que refletem de aprimoramento. Além disso, a integração de tecnologias modernas e recursos online pode enriquecer ainda mais a experiência de aprendizagem, tornando-a mais diversificada e atrativa.

Ao incorporar estudos formativos e explorar as possibilidades tecnológicas, a aprendizagem ativa e participativa pode ser aprimorada ainda mais, conduzindo a uma educação mais adaptada às demandas do século XXI. Como educadores e aprendizes, adotar essa abordagem pode representar um passo significativo na direção a uma educação mais eficaz e gratificante, conclui Hanna Yakoby. 

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