Transformação dos negócios: entenda o poder da escuta corporativa

Jorge Ghezier Por Jorge Ghezier
Mailon de Lara Vaz

Você já imaginou qual seria a melhor estratégia para transformar um negócio? Na percepção de Mailon de Lara Vaz, empresário e CEO do Grupo 1One — um conjunto formado por mais de 14 empresas que atuam em variados segmentos de relevância do país — é por meio da escuta corporativa que se transforma empresa e pessoas.

A escuta corporativa é uma estratégia que visa, de fato, construir culturas colaborativas e dar voz aos colaboradores para que todos se sintam confortáveis em contribuir com ideias e participar da evolução dos negócios. De acordo com Mailon de Lara Vaz, trata-se de um conceito que, quando bem aplicado nas empresas, resulta em um melhor desenvolvimento dos negócios, tanto nos aspectos internos quanto externos. 

Desenvolvendo a escuta corporativa

Para que a escuta corporativa funcione, é preciso que a empresa esteja alinhada com o Conceito HOLDD, uma sigla formada pelas palavras Human, Objective, Leadership, Development e Diversity que significam respectivamente ações Humano (bem-estar e qualidade de vida como pilares da cultura organizacional); Objetivos (estratégia pautada em objetivos e resultados do negócio); Desenvolvimento (aprimoramento de aprendizagem e conhecimento das pessoas) e Diversidade (valorização do diferente para enriquecimento cultural e sustentável do ambiente). 

Por meio desses pilares, o empresário Mailon de Lara Vaz comenta que é possível elaborar um sistema que permite a troca de informações, aprendizados e iniciativas construídas pelo coletivo. Desse modo, é possível promover a escuta corporativa e transformar o negócio, implementando essa estratégia em todos os níveis, com base na prática e conhecimento coletivo. 

Uma empresa que desenvolve a escuta corporativa consegue construir uma cultura colaborativa, elevar o engajamento e motivação, bem como fortalecer a confiança dos funcionários. Para isso, ela trabalha com o desenvolvimento de pessoas, práticas de feedbacks e pesquisas constantes que asseguram a participação ativa e recorrente de todos.

Ferramentas de apoio a escuta corporativa

O CEO do Grupo 1One, Mailon de Lara Vaz, reforça que é essencial entender que a escuta corporativa é uma dentre as soluções humanas que vêm se mostrando efetivas para o crescimento dos negócios no mundo inteiro. E, para aplicá-la em seus negócios, é preciso, além do desenvolvimento do Conceito HOLDD, contar com o uso recorrente de algumas ferramentas de apoio: 

  • Feedback: no parecer do empresário Mailon de Lara Vaz, trata-se de uma das ferramentas de comunicação mais importantes para a promoção da escuta corporativa. Por meio dela, líderes e colaboradores compartilham suas impressões sobre ações, eventos e comportamentos anteriores de forma produtiva com objetivo de aprimorar a postura futura. 
  • Liderança 4.0: esse conceito sintetiza as características que definem o líder da Era Digital (Quarta Revolução Industrial), isto é, um modelo de líder moderno que promove a cultura colaborativa, valorizando a autonomia da equipe e atuando como mentor para o engajamento e  desenvolvimento dos colaboradores.
  • Gamificação: para o empresário Mailon de Lara Vaz, trata-se de uma ferramenta muito utilizada para experiências de aprendizagem mais dinâmicas. Ou seja, é um instrumento que utiliza a lógica de jogos aos treinamentos corporativos, com atividades lúdicas e missões que promovem a motivação para cumprimento dos objetivos. 

PDI: por fim, o empresário Mailon de Lara Vaz considera que o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é um recurso fundamental, pois permite a elaboração da aprendizagem de cada funcionário, alinhando seus objetivos, competências e momento de carreira com os objetivos do negócio.

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *