Com safra recorde e previsão de novo crescimento em 2024, agro planeja a compra de caminhões

Jorge Ghezier Por Jorge Ghezier

Assegurar as melhores condições de transporte representa um diferencial competitivo importante no setor agropecuário, que vem batendo seguidos recordes. Na produção de grãos, os números dão uma ideia da dimensão desse desafio. A safra 2022/2023, que terminou de ser colhida em agosto, deve superar a marca de 322 milhões de toneladas, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O volume corresponde a um aumento de 18,4% em relação ao ciclo anterior, e estima-se um novo crescimento para a safra 2023/2024, que começa a ser plantada agora.

No planejamento do transporte, uma das decisões mais relevantes, que costuma ser tomada nesta época do ano, é a ampliação ou a renovação da frota de caminhões, responsáveis por mais de 60% do escoamento da produção. Garantir a disponibilidade de veículos em boas condições para realizar, apenas no caso dos grãos, mais de 5 milhões de viagens por ano, por distâncias muitas vezes superiores a 1,5 mil quilômetros, constitui um fator essencial para o sucesso de toda a operação.

Nesse cenário, uma opção de destaque é a linha de caminhões Volkswagen Meteor, composta por dois modelos extrapesados: o 28.480 e o 29.530. Ambos oferecem os mais altos níveis de eficiência, conforto, segurança e tecnologia, e taxa especial e parcelas reduzidas. O diferencial, no entanto, vai além, envolvendo também a prestação de serviços.

A linha Meteor conta com 5 opções de planos de manutenção (consulte condições completas no site vwco.com.br). Em resumo são os planos abaixo, que são sob medida para a sua operação:

PREV – Disponível para veículos novos ou usados, com vigência de 1 a 5 anos. Plano voltado para realização das revisões periódicas.

MAX – Disponível para veículos novos, com vigência de 1 a 5 anos. Revisões periódicas, corretivas do trem de força e substituição de itens de desgaste natural. () Conforme lista de cobertura.

PLUS – Disponível para veículos novos, com vigência de 1 a 5 anos. Revisões periódicas, corretivas com cobertura ampliada, voltado para aplicações com alto grau de severidade. () Conforme lista de cobertura.

Válido em todo o território nacional, os planos incluem manutenções corretivas e preventivas, contemplando desde ajustes básicos e trocas de fluidos e lubrificantes até serviços mais complexos, garantindo que o caminhão permaneça nas melhores condições ao longo de sua vida útil. A garantia inclui ainda socorro mecânico e guincho 24 horas, sete dias por semana, com o apoio da rede de 145 concessionárias da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Equipamentos modernos

Mas é na tecnologia embarcada que os dois modelos mais se destacam. Ambos são equipados com o motor de 13 litros de última geração, de fabricação nacional, em conformidade com a norma Euro 6, que oferece um torque 4% maior e uma redução de consumo em relação à sua versão anterior.

Os caminhões VW Meteor também se destacam em quesitos como conforto e funcionalidadeO modelo 28.480 tem tração 6×2, 480 cavalos de potência e 2.400 Nm de torque, com PBTC de 56 toneladas. Já o Meteor 29.530 é um 6×4 com PBTC de 74 toneladas, oferecendo uma potência de 530 cavalos e 2.600 Nm de torque.

Os dois são equipados com uma transmissão automatizada V-Tronic de 12 velocidades, que, além de proporcionar trocas de marcha rápidas e precisas, conta com um recurso inovador chamado Predictive Shifting. Trata-se de um sistema capaz de planejar as trocas de marcha com base no cruzamento de dados da própria transmissão com informações da topografia obtidas através do GPS.

Na prática, esse recurso faz o caminhão antecipar-se a situações como subidas, curvas e descidas até 2 km à frente no trajeto, executando todas as trocas de marcha necessárias sem a intervenção do motorista. O resultado dessa combinação entre o novo motor, a transmissão automatizada e o Predictive Shifting é uma economia de até 8% no consumo de combustível.

Os caminhões VW Meteor também se destacam em quesitos como conforto e funcionalidade. Pensado para jornadas longas, o banco do motorista é equipado com ajuste lombar, revestimento de couro sintético premium e cinto de segurança integrado. Além disso, a suspensão do banco é pneumática, proporcionando uma experiência de condução mais suave e agradável.

A cabine conta ainda com climatizador de teto, geladeira e um carregador por indução. Para tornar a condução mais integrada e controlada, o novo painel de instrumentos foi aprimorado para uma melhor visibilidade e inclui até 70 funções adicionais. Para completar, o volante multifuncional permite que o motorista tenha acesso rápido e prático ao computador de bordo, à central multimídia e também às funções do telefone, facilitando a gestão e o controle durante a condução.

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