A intenção de comprar um carro elétrico é diretamente proporcional ao salário

Jorge Ghezier Por Jorge Ghezier

De acordo com uma pesquisa recentemente publicada pela Volkswagen, a popularidade dos carros elétricos está crescendo e uma potencial recuperação econômica na Europa aumentaria suas vendas até o final da década.

A Volkswagen tem grandes expectativas em relação ao crescimento do carro elétrico na Europa, o que as torna mais positivas do que há dois anos em suas previsões de vendas até o final da década. Esta visão da marca alemã não assenta em optimismo sem mais, mas sim em dados como os refletidos num dos últimos relatórios que publicaram, em que anunciam que a maioria dos europeus já pensa em adquirir um carro elétrico.

Para lançar esta afirmação, a marca, com a ajuda da consultora alemã MM inquiriu um total de 7.518 pessoas residentes na Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Espanha, no período compreendido entre 28 de outubro e 10 de novembro, 2022. Ou seja, é uma estatística relativamente recente.

Segundo a Volkswagen, na época do início da pesquisa (outubro de 2022) a taxa de inflação na União Europeia era de 11,5%, algo que pode afetar as opiniões e previsões dos entrevistados para baixo. Mesmo assim, os resultados obtidos na pesquisa levaram a Volkswagen a elevar a previsão de vendas de carros elétricos de 70% para 80% de seu volume total na Europa.

O relatório da Volkswagen contrasta com uma entrevista publicada dias atrás. Nela, um ex-diretor da Volkswagen declarou que o aumento do custo dos carros devido à chegada de mais veículos elétricos significaria que “quem dirigiu um Corsa ontem irá de ônibus amanhã”.

Mais carros elétricos porque as pessoas vão ganhar mais
Analisando os dados que a marca tem divulgado, uma das conclusões mais marcantes é que mais de metade dos inquiridos que planeiam comprar um carro novo nos próximos 12 meses querem comprar um carro eletrificado (53% para ser exato). ). Desta percentagem, 36% sentem-se mais atraídos pela ideia de um híbrido plug-in, enquanto, no caso dos carros elétricos puros, reduz-se a 17%. Se os resultados forem diferenciados por país, o interesse por carros elétricos é um pouco maior na Alemanha (54%) onde atingem 22% de intenção de compra para carros elétricos puros contra 32% para híbridos plug-in.

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *